Faculdade Anhanguera inaugura Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas e dispõe atendimentos às vítimas de violência doméstica

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Matão, Márcia Ferrari, representando o prefeito Cido Ferrari, participou da solenidade de inauguração da Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Anhanguera de Matão. Além de proporciona ao aluno dos cursos de Psicologia e Direito a experiência do tripé acadêmico, pautado no ensino e pesquisa, o espaço também está integrado ao programa de acolhimento às vítimas de violência doméstica, recentemente criado em Matão.

Implantado em Matão, por meio da parceria entre a Prefeitura, Poder Judiciário, Polícia, Ministério Público, Hospital “Carlos Fernando Malzoni”, Conselho Tutelar, OAB e Universidade Anhanguera, o Programa criado pela iniciativa do Juiz de Direito Dr. Ricardo Rinhel, da Vara Criminal de Matão, visa criar mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica, através desta rede de apoio.

“Parabenizo o trabalho desta instituição que, através de um projeto educacional, presta um serviço de utilidade pública em Matão, essencial para as pessoas que necessitam da assistência, mas que não têm condições financeiras para contratar um profissional destas duas áreas. Também enalteço a contribuição que este trabalho proporcionará à formação dos alunos que, consequentemente, terão uma excelente oportunidade de desenvolver o conhecimento na prática, sob a supervisão dos seus professores”, destacou Márcia Ferrari.

Embora aconteça com frequência e deixe marcas profundas é muito recente o reconhecimento dessa violência inclusive no campo jurídico, e durante muito tempo não era reconhecido como passível de punição, só ganhando expressão mais recente por conta de movimentos sociais que deram visibilidade a reiterante vitimização de mulheres.

“Esta ferramenta da Anhanguera também atuará com outras demandas da comunidade, trabalhando no sentido de retornar esse conhecimento adquirido à sociedade, sendo também uma possibilidade de aprimorar conhecimento nessa interlocução do trabalho refletindo e sendo refletido pelo social”, explicou Naeli Simoni de Castro, coordenadora do curso de Psicologia.

A Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas estará disponível em horário complementar a OAB para atendimento das vítimas, inclusive daquelas que não se enquadrarem na renda máxima que remunera os advogados, através do Convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, ampliando o horizonte de atendimento.

“A Faculdade Anhanguera mais uma vez, traz um serviço que contribuirá com a sociedade. Além de manter os cursos já conhecidos nas áreas das Engenharias, também tem feito investimentos em Matão nos cursos na área da Saúde, como Psicologia e Enfermagem e, também, no curso de Direito, que agora com a clínica junto do Núcleo terão papel fundamental no acolhimento das vítimas. Mais um trabalho inovador na parceria com os demais órgãos de Matão”, afirmou o diretor da Anhanguera Matão.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Vagas PAT Matão

12/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?