Ação para conscientização sobre a Covid-19 faz dispersar aglomerações

Está em andamento a Ação para conscientização realizada pelas equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Matão, Polícia Militar (PM), Vigilância Sanitária, Divisão de Fiscalização de Posturas e Divisão de Fiscalização de Trânsito. A estratégia é sair em diligência até os pontos onde, em dias anteriores, havia sido constatado aglomerações, a fim de orientarem as pessoas sobre os riscos de contaminação da Covid-19.
O Prefeito Adauto Scardoelli, reforçou sobre “a importância de que esta ação esteja pautada no diálogo, buscando a conscientização de maneira educativa”. Nesse mesmo sentido o Secretário da Saúde, Ademir de Souza avaliou que, “o principal objetivo da Campanha é a sensibilização e consequente conscientização das pessoas que estariam se aglomerando, de que ao voltarem para suas casas podem levar a doença para a família”.
A dinâmica da ação: enquanto a PM e G.C.M. chegam e orientam as pessoas e ou os proprietários de bares, a Divisão de Fiscalização e Posturas e Divisão de Vigilância Sanitária , realizam a notificação, tanto para os casos de descumprimento das regras exigidas pelo Decreto 5.228, que estabelece o fechamento de bares durante a fase vermelha, quanto para a falta de alvará de funcionamento, que neste caso, segundo os Fiscais, Mariana Turim e Reinaldo Pereira, “é dado um prazo de 30 dias para a regularização do alvará e quanto a ocorrência ligada a Covid-19, caso haja reincidência é aplicada uma multa que pode chegar até R$10.000,00 mil para o dono do estabelecimento”. Para o transeunte, ou seja, a pessoa que estiver na rua sem máscara, a multa é de R$ 525,00, individualmente, complementa o fiscal de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores, Luiz Antônio Gomes.
Segundo o primeiro Sargento da PM, Durval Jesus de Souza, “esta ação já está tendo o resultado esperado que é dispersar as aglomerações de forma pacífica, a partir de uma conversa amigável de conscientização e esclarecimento sobre as responsabilidades de cada cidadão frente a pandemia”.
A ação realizada no domingo (14), em Silvana, conferiu que não houve mais aglomerações, após vasculhar todo o lugar e estabelecer sentinela na Vicinal Clito Bastia.