Agentes Comunitários da Saúde realizam atualização de dados cadastrais em Matão

Agentes Comunitários da Saúde realizam atualização de dados cadastrais em Matão



Com o objetivo de manter a organização dos atendimentos prestados e facilitar a identificação e o perfil dos pacientes da Rede Básica, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde, recentemente iniciou um trabalho de atualização cadastral em alguns bairros que possuem as unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF’s). Há alguns dias, os Agentes Comunitários da Saúde (ACS’s), solicitam durante as visitas, os dados de todos os moradores das residências. Nesta semana, este cadastramento está acontecendo no Jardim Alvorada, Jardim Primavera, Jardim Bela Vista, Vila Guarani, Nova Guarani, Bairro Alto, Vila Cardim I, Vila Cardim II, Jardim São Judas Tadeu, Residencial São Gabriel e IV Centenário.

O prefeito Cido Ferrari considera este mapeamento necessário para assegurar a eficiência e a qualidade da Saúde Pública no município. “São informações que nos trazem muitas funcionalidades nos atendimentos individuais e coletivos dos usuários. Através desta identificação, os agentes, os enfermeiros, os médicos e demais profissionais conseguem obter desde o contato inicial nas casas, através da atenção básica, oferecer o atendimento médico especializado e até promover o encaminhamento para tratamentos de alta complexidade. Tudo isso interfere na construção de novos projetos, na prioridade dos investimentos e até mesmo na obtenção dos recursos”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Todos os agentes que estão empenhados neste cadastro, podem ser identificados pela população, através dos seus uniformes. Durante as visitas são solicitados os documentos pessoais, tais como os números do RG, CPF, Certidão de Nascimento (para crianças), Cartão do SUS e comprovante de residência. Uma breve entrevista também é feita pelo profissional, com o objetivo de identificar o estado de Saúde de cada morador.

A execução deste trabalho é essencial para manter os sistemas com informações precisas, o que permite melhor assistência no acompanhamento profissional, como explica o secretário da Saúde, Ademir de Souza.“Com base nesses dados é criado um prontuário digital, já que a Prefeitura de Matão possui um sistema vinculado entre todas as Unidades de Saúde, onde nossos profissionais conseguem agilizar as condutadas, acompanhar e manter a sequência aos atendimentos de cada indivíduo. Antes mesmo da consulta com o médico, acessando nosso sistema, o profissional consegue ter uma prévia ou até mesmo acompanhar seu paciente”, disse.

Em caso de dúvidas a população pode ligar na Unidade de Saúde referente ao seu bairro.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Vagas PAT Matão

12/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?