Assistência Social desenvolve novos planos de trabalho em Matão

Em busca de novas ações individuais e coletivas de melhorias na oferta dos atendimentos, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Tamanini, reuniu a equipe de coordenação das unidades que compõem o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), com acompanhamento da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Márcia Ferrari e da Coordenadora do Fundo Social, Marta Almeida. Na oportunidade foram apresentadas as novas coordenadoras, seguindo com uma reunião de trabalho que teve o objetivo de articular a implantação de alguns projetos previstos para este ano, além de apresentar aos profissionais que atuam na prestação dos serviços socioassistenciais às famílias de Matão, as novidades que serão executadas a partir das próximas semanas.

“Assistência Social é algo muito complexo e requer muito cuidado, pois de acordo com cada perfil familiar, sempre nos deparamos com novas situações que precisam da nossa intervenção, e nos últimos anos tivemos uma grande demanda a ser suprida e isso continua neste, pois muitas famílias dependem do nosso trabalho em Matão”, destacou Luiz Tamanini.

Na pauta apresentada para as equipes, o responsável pela pasta mostrou algumas das estratégias que a Prefeitura de Matão deverá aplicar ainda neste ano, entre elas, a ampliação das equipes técnicas, novo plano de distribuição de cestas básicas, aplicação de protocolos que facilitem o direcionamento dos atendimentos prestados, reestruturação do setor administrativo, aprimoramento das ações de capacitação e de formação, maior integração com outras Secretarias, novas parcerias com entidades e clubes de serviços e demais melhorias que se enquadram no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Através das sugestões apresentadas pelas equipes de cada território, o Secretário pôde fazer um diagnóstico mais detalhado do conjunto de intervenções que está em prática e reforçar as prioridades que serão implantadas para a melhoria da efetividade dos programas, serviços e demais ações que promovam o acolhimento e o acesso aos direitos das crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade.

O Secretário salienta que, em breve, a população de Matão de forma geral vai perceber maior efetividade das ações desenvolvidas entre parcerias, convênios e, especialmente, através da equipe de servidores municipais.“A estrutura da nossa rede bem composta, mas o objetivo do prefeito Cido Ferrari é sempre priorizar, dentro das condições, o melhor à população. Estamos passando por ajustes estruturais e de pessoal e nos articulando para isso acontecer da melhor maneira trabalhando com parcerias, e através desta relação constante com os profissionais que conhecem cada cidadão atendido, estamos reestruturando o desenvolvimento e aperfeiçoamento destas políticas públicas. Quero externar toda a minha gratidão aos nossos colaboradores que estão dispostos a contribuir com nossa administração e com nossas famílias”, enfatizou o Secretário.