Biblioteca Municipal de Matão reabre suas portas ao público

A Biblioteca “Profª Maria de Lourdes Lian” reabriu suas portas, após quase dois anos da paralisação de suas atividades, em razão da pandemia da Covid-19. Sua estrutura continua sendo na Rua José Bonifácio, 885 – Centro, com acesso à Farmácia Municipal, enquanto está em andamento o projeto de um novo espaço, a “Biblioteca de Contêiner”. O funcionamento volta a ser de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h00.

“Lembramos que estamos em fase de reestrutura dos espaços, dando continuidade às estratégias de contenção de gastos com aluguéis, portanto, a Biblioteca está provisoriamente neste local. São situações necessárias para esta reorganização que resultará na economia das despesas do município e melhor aproveitamento dos prédios da Prefeitura”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Atualmente a Biblioteca Municipal dispõe de mais de 20 mil exemplares que podem ser emprestados provisoriamente aos apreciadores da leitura. Os interessados devem apresentar a ficha de empréstimo que também pode ser emitida no local, mediante a apresentação de um documento com foto e comprovante de endereço.

Enquanto não era possível a abertura, reajustes internos ocorreram e novas ideias e projetos surgiram, entre eles, o desenvolvimento de um sistema de informatização para futuramente ofertar aos leitores um catálogo de livros. Outra iniciativa aconteceu entre os meses de setembro e outubro, com o Drive-Thru da Leitura, quando parte do acervo municipal foi disponibilizado à população que desejava fazer sua leitura em casa.

“Decidimos pela reabertura, pois este espaço é muito importante para a comunidade e sabemos dos prejuízos que seu fechamento trouxe à sociedade. Enquanto alguns municípios fecham suas Bibliotecas, aqui estamos pensando no seu futuro, preservando este acervo e trazendo novas propostas para o incentivo da leitura. Aqui é um local de grande valor, e, com muita alegria, contamos com a presença do público”, afirmou o diretor da Casa da Cultura, Juliano Jacopini.

Os protocolos sanitários são mantidos no local, com disposição de álcool em gel e obrigatoriedade da máscara dos servidores e usuários do espaço.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3382-6642.