Cambuhy Agrícola doa mudas e ‘Matão Mais Verde’ será retomado

Domingo (25), houve um plantio simbólico no Parque Ecológico, de cerca de trinta árvores de espécies nativas, ornamentais e atrativas a avifauna, em homenagem ao ‘Dia da árvore’ e ao início da Primavera, comemorados nos dias 21 e 22 de setembro. A Cambuhy Agrícola LTDA doou à Prefeitura de Matão 100 mudas, que somadas a outras centenas, cultivadas no Viveiro Municipal, serão plantadas no município, por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, em parceria com o programa ‘Matão Mais Verde’.

“O calor e a má qualidade do ar tem sido frequentes em todas as estações do ano na região de Matão, até mesmo no inverno. Por isso o plantio de árvores é uma questão de planejamento urbano sustentável, garantia de melhoria da qualidade de vida e sobrevivência com saúde para todos”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Maria Ourique Belintani de Carvalho, o programa ‘Matão Mais Verde’ é um ‘Movimento Social’, que iniciou suas atividades em 2006 durante a Conferência Municipal de Educação, Cultura e Meio Ambiente e desde então tem realizado os plantios de árvores em todo o município.

Formado por várias entidades, grupos, clubes de serviços, profissionais liberais, realiza ‘ações’ sempre em parceria com a Prefeitura Municipal de Matão. Estavam presentes no domingo (25): Lions Clube de Matão; Leo Clube de Matão; Rotary Clube de Matão; ONG São Francisco de Assis/Projeto ‘Amigos da Mulekada’; Projeto ‘Pescar’, da Citrosuco Paulista S/A; Parceria Pela Valorização da Educação (PVA) e o ‘Carriola do Saber’, que é uma idealização do professor Rui Roberto de Souza, onde livros infantis são distribuídos aos participantes.

Ainda de acordo com Maria, “os grupos fazem o plantio de árvores em áreas degradadas, áreas de preservação permanente, canteiros de avenidas e outros espaços públicos, com o objetivo de aumentar a arborização urbana do município, bem como difundir a educação ambiental e até mesmo promover o fortalecimento de vínculo e do coletivo entre as pessoas que participam”, explicou.

Conforme Antonio Carlos Bandeli, o ‘Movimento’ busca desenvolver a educação ambiental e reúne crianças, jovens, adultos e idosos. Com o advento da pandemia, houve uma paralisação, mas pretende-se retomar as atividades em 19 dezembro deste ano de 2021, quando haverá um novo plantio, cuja a área beneficiada ainda será definida. “O movimento que fizemos no domingo (25), onde ouvimos o ‘Hino Matão Mais Verde’, depois fizemos dinâmicas circulares e seguimos todos juntos para o plantio, representou, simbolicamente, uma espécie de ensaio para o retorno definitivo das ações ambientalistas que realizamos”, conclui Bandeli.

As espécies plantadas no domingo (25), foram: ipês branco, rosa, amarelo e roxo; pau viola; paineira vermelha; capororoca; jacarandá de Minas; pitanga; grumixama; castanha do Maranhão; babaçú; jerivá; entre outras.

Os interessados em realizar doação de mudas de árvores ou participar do ‘Movimento’ podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, através dos telefones (16) 3383-4055 ou 3383-4060.