Cido Ferrari anuncia antecipação do reajuste do piso salarial de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias

Na manhã de terça-feira 1º de fevereiro, por meio de uma reunião na Casa da Cultura, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), a Prefeitura de Matão anunciou que aumentará em 10% os salários da categoria, muito embora, o pagamento desses servidores, seja da responsabilidade do Governo Federal.

“Como os salários perderam o poder de compra após o desequilíbrio da inflação, provocado pela pandemia e a tramitação e o debate no Congresso Nacional sobre as reivindicações de Agentes Comunitários parece estar longe de ser finalizada, entendemos que um aumento de 10% para esses profissionais se faz necessário neste momento”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o secretário da Saúde Ademir de Souza, os ACS visitam as casas das famílias, no processo de busca ativa e escuta qualificada, com a finalidade de orientar as pessoas, quanto a saúde e prevenção, incluindo as grávidas, em fase de pré-natal e puérperas. Já os ACE vão de casa em casa, proferindo orientações, como por exemplo de combate a dengue e outras ações de prevenção epidemiológica.

“Se o Governo Federal no futuro aumentar o salário desses servidores, para mais ou para menos de 10%, o município acertará a diferença. Caso o aumento não seja definido pelo Congresso Nacional, em Matão, o respectivo aumento já estará garantido a esses profissionais”.

O secretário da Administração Fazenda e Controle Interno, Willian Di Gaetano Bassi, explicou que o aumento referente ao mês de janeiro de 2022 já será pago na ‘Folha’ ainda esta semana. “É preciso se atentar sobre o fato de que vocês receberão o valor total neste início de fevereiro e nos próximos meses o aumento aparecerá dividido entre o vale e o pagamento”, alertou o secretário.