Com apoio da Prefeitura, artistas locais, nacionais e estrangeiros se encontram no 11º Fronteiras

Entre 21 de novembro e 18 de dezembro, sob a coordenação da Cia. Labirinto de Teatro, a Casa Pipa (Plataforma Internacional de Produção Artística), será a sede de 14 artistas/arte-educadores de diferentes linguagens, gêneros e etnias, oriundos de diferentes países latino americanos. Eles serão recebidos e acompanhados por artistas locais, convidados da Cia. Labirinto, sendo que juntos, estarão envolvidos na execução da VOA – Vivência Horizontal em Arte, realizado entre 21 e 04 de dezembro e do 11º FRONTEIRAS BRASIL. O Festival Internacional de Arte-Educação, é um evento idealizado pelo bailarino iraniano Khosro Adibi e desta vez acontece de 05 e 18 de dezembro, em Matão.

As atividades são realizadas pela Cia. Labirinto de Teatro e Ong Ocara, e contam com o apoio da Prefeitura de Matão, Iberescena– Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas e ProAC LAB – Programa de Ação Cultura do Governo do Estado, através da Lei Aldir Blanc, nível estadual.

A “VOA” será um trabalho de criação e troca de experiências entre os artistas com provocação dos latino-americanos Douglas Aranha – Brasil/Dança; Sérgio Monzon – Argetina/Circo; e Raul Osuna – México/Dança. A programação é composta por laboratório de criação, curso de introdução de audiodescrição, apresentação teatral, além de encontros pedagógicos e atividades com as comunidades.

“Incentivar a arte e a cultura também é fundamental para nosso Governo, considerando que nossa cidade tem um protagonismo relevante neste Festival e uma trajetória marcada por inúmeras conquistas, entre elas, o fortalecimento da arte local com a vinda destes estrangeiros que nos trazem muitos saberes, mas que também levam daqui experiências inesquecíveis. Lembro a todos do pioneirismo da professora e ex-diretora de Cultura Lygia Nicolluci, incentivadora e responsável por todos estes acontecimentos que fazemos questão de dar sequência”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Com mais de uma década na cidade, neste ano, o Festival volta a ser apoiado pela Prefeitura de Matão. “São apostas num futuro que sempre está tão perto e que depende da ação de cada um de nós no mundo. Retomar a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura e Casa da Cultura, é motivo para comemorar, afinal, não é sempre que se mantêm vivo e pulsante um sonho, como é a Casa PIPA e o Fronteiras”, confirmou o diretor da Casa da Cultura e colaborador da Casa Pipa, Juliano Jacopini.

Nesta edição, os artistas/ arte-educadores brasileiros são: Adda Vyctoria Caetano – Tururu/CE; Fernanda Nunes de Sousa – Campinas/ SP; Mariana de Queiroz Cezar – Rio de Janeiro/ RJ; Nicolly Lara Marinelli – Atibaia/SP; Kali Nynis – Barueri/SP; Thayná Aline Bonacorsi Xavier – Campinas/SP; Vinícius Monteiro Lopes – Viçosa/MG;
De outras nacionalidades são: Ivanna Carolina Smolar – Argentina; David Xavier Ramos Anangono – Equador; Linda Yajaira Philips Torres – Colômbia; Micaela Ayelén Rivetti – Argentina; Daniela Paola Ferreyra – Argentina; Sérgio Walter Monzon – Argentina; Raul Francisco Ozuna Zamora – México.

A Casa Pipa fica na Rua Vicente Russo, 451, no Boa Vista.

03/12 – Intervenções Artísticas – Manhã e Tarde – centro da cidade
04/12 – Mostra VOA – 20h – Casa PIPA
11 e 12/12 – apresentação experimento cênico “Abrolhos” – Cia. Labirinto de Teatro 20h – Casa PIPA
13/12 – Cortejo Fronteiras Brasil – 20h – ruas do centro da cidade