• DIPAM
    • DIPAM / SIGVAF
    • DIPAM GDE
  • CIPA
  • ALVARÁ / ISSQN
    • ALVARÁ
    • CERTIDÃO NEGATIVA
    • EMISSÃO DE ALVARÁ
    • LISTA DE SERVIÇOS – LEIS
    • PESQUISA DE DÉBITOS
    • TAXA FISCALIZAÇÃO
    • TAXA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
  • NOTA FISCAL
    • NFS-E GINFES
    • NFS-E SIGCORP
    • NFS-E SMAR
    • LOGIN ISS WEB
    • GISSONLINE
    • DECRETOS
    • MANUAIS E LAYOUTS
  • TRANSPARÊNCIA
  • IPTU

Portal da Prefeitura de Matão

  • COVID-19
  • SECRETARIAS
    • ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
    • DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
    • EDUCAÇÃO E CULTURA
    • ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
    • FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
    • GABINETE
    • GOVERNO
    • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    • OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO
    • SECRETARIA DE SAÚDE
    • SERVIÇOS PÚBLICOS E MANUTENÇÃO
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
  • OUVIDORIA
NFS-EGISSONLINEGDE
  • Home
  • Notícias
  • Assistência e Desenvolvimento Social
  • Com apoio da Prefeitura e Polícia Civil e Militar, Conseg realiza palestra sobre “Feminicídio” no Sincomercio
 
quinta-feira, 25 novembro 2021 / Publicado em Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde

Com apoio da Prefeitura e Polícia Civil e Militar, Conseg realiza palestra sobre “Feminicídio” no Sincomercio

Na noite de terça-feira (23) de novembro, o Conselho Comunitário de Segurança de Matão (CONSEG), na pessoa de seu presidente o Sr. Osmar Inoscêncio da Costa, realizou um evento, no Sincomercio, seguindo todos os padrões sanitários de segurança, com a presença do prefeito Cido Ferrari e diversas autoridades. Com a finalidade de ampliar conhecimentos e fomentar o debate sobre o tema “Feminicídio”, contou com a palestra proferida pela investigadora da Polícia Civil, Rosimeire Pereira. Ela trouxe informações aprofundadas sobre o assunto, além de apresentar possibilidades práticas, a serem desenvolvidas no município, frente a essa questão social.

“Gostei muito do teor do debate que tivemos aqui hoje e da palestra sobre o feminicídio, pois assim podemos juntar forças e parcerias para a realização de políticas públicas, a fim de oferecer oportunidades as mulheres, que sobrevivem em situação de violência, de maneira que consigam ter autonomia, sendo tratadas por equipes multidisciplinares de saúde”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Em Matão existe o Núcleo De Prevenção a Violência, que objetiva prevenir e coibir a violência doméstica, cujo trabalho é feito entre a Prefeitura, Poder Judiciário, Polícia, Ministério Público, Hospital “Carlos Fernando Malzoni”, Conselho Tutelar.

Trata-se de um Núcleo de Prevenção a Violência, mantido pela Prefeitura, que realiza atendimento a crianças, adolescentes e adultos vítimas de violência nas suas várias formas, na área de psicologia e fonoaudiologia, através de encaminhamentos do Conselho Tutelar, delegacia da Mulher, entre outros.

Do início do ano até agora, a Polícia Civil atendeu 14 ocorrências de mulheres que “estariam” sendo agredidas pelos companheiros e foram conduzidos até a Delegacia. O mês de maio deste ano, teve o maior número: foram 18 ocorrências, enquanto que o mês de julho, tiveram 6 ocorrências. Mas, o número de chamadas, sem encaminhamentos a Delegacia, dobram em relação aos que são lavrados ‘Boletins de Ocorrências’.

O homem agressor também precisa de tratamento psicológico

Para a palestrante Rosimeire Pereira, até mesmo o homem que violenta, precisaria ser tratado nos aspectos social e psicológico, pois a agressividade e violência são indicadores de que este sujeito apresenta um distúrbio emocional ou até psiquiátrico, que a depender do caso, após o tratamento, pode até mudar o comportamento, diante da violência contra a mulher.

A investigadora informou ainda que existem aplicativos (APPs) para a mulher pedir socorro no momento em que estiver sendo agredida/violentada, que podem ser baixados no celular: o ‘SOS mulher’ e o ‘Juntas’. Ela pode também pedir a um (a) advogado (a) que faça a denúncia, em nome dela, em vez de lavrar o B.O. na Delegacia.

Mecanismos e ferramentas de tratamento e combate a violência contra mulher

A palestrante Rosimeire Pereira, sugeriu que sejam implantadas no município práticas semelhantes ao que se conhece como “Constelação Familiar”, cujo programa realiza ‘roda de conversa’ e ‘escuta ativa junto’ às mulheres vítimas de violência doméstica, tratando fragilidades emocionais e encorajando-as para a autonomia e empoderamento.

Distrito de São Lourenço do Turvo

De acordo com o presidente do CONSEG, Sr. Osmar Inoscêncio da Costa, a próxima reunião sobre o tema ‘Feminicídio’ será realizada em São Lourenço do Turvo, no início do próximo ano de 2022.

Leia também

Prefeitura faz busca ativa para cadastrar crianças no Programa “Viva Leite”
Plantão odontológico volta ser realizado nos finais de semana no Posto do Bairro Alto
Prefeitura de Matão inicia agendamento da faixa de 18 a 29 anos, de pessoas com comorbidades e para todas as grávidas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 12 =

Buscar Notícias

Últimas Notícias

  • Projeto para investimento de R$ 25 milhões em recape e iluminação pública foi apresentado em audiência pública

    0 comments
  • Ex-atleta da seleção brasileira de ‘Ginástica Rítmica’ se apresenta em Matão

    0 comments
  • Sindicato dos Metalúrgicos faz doação de cobertores ao Fundo Social

    0 comments

Comentários Recentes

    Desenvolvido por

    MENU

    • COVID-19
    • SECRETARIAS
      • ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
      • DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
      • EDUCAÇÃO E CULTURA
      • ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
      • FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
      • GABINETE
      • GOVERNO
      • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
      • OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO
      • SECRETARIA DE SAÚDE
      • SERVIÇOS PÚBLICOS E MANUTENÇÃO
    • NOTÍCIAS
    • CONTATO
    • OUVIDORIA

    ENTRE EM CONTATO

    Segunda - Sexta 08h00 - 17h00

    (16) 3383-4077

    contato@matao.sp.gov.br

    TOP
    X