Conselho Municipal do Meio Ambiente se reúne no IFSP para decidir restauração de áreas queimadas

Na terça-feira (14) o prefeito Cido Ferrari se reuniu com membros da sociedade civil e poder público, que compõem o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), no Polo Matão do Instituto Federal de São Paulo-IFSP, a fim de discutir possibilidades de restauração de áreas verdes, que foram este ano, devastadas pelo fogo.

De acordo com o prefeito Cido Ferrari é preciso planejar a restauração dessas áreas, com embasamento técnico e para isso os engenheiros, ambientalistas, biólogos, arquitetos, administradores, zootécnicos, bem como os professores do IFSP, que fazem parte do Conselho, podem contribuir com os estudos sobre o assunto, para que assim sejam tomadas as decisões mais assertivas.

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Gonzaga Bussola e a diretora do setor Maria Belintani Ourique de Carvalho, apresentaram imagens das áreas verdes que foram queimadas e abriram o debate para os 32 membros presentes.

“É preciso realizar o replantio das árvores e bambuzal que foram queimados na área verde do bairro Azul Ville, bem como de outros locais no município”, explanou Maria.

As medidas do CMMA de Matão estão alinhadas as normas estabelecidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que enquanto órgão regulador, orienta sobre o replantio de árvores em locais devastados.

“Pensamos em construir calçamento em todo entorno desta referida área no bairro Azul Ville e por isso proponho reunirmos as forças de trabalho, para fazermos orçamento e darmos encaminhamentos no que ficar definido”, salientou Bussola.

Durante a reunião o diretor do IFSP Claudemir Mariotti Júnior e equipe de professores, escoltaram a todos para uma visita as dependências do Polo de Matão (infraestrutura arquitetônica predial). “Podemos contribuir com o programa ‘Matão Mais Verde’, envolvendo os estudantes da disciplina de agronomia, vinculados ao projeto de extensão universitária, a fim de que assumam o compromisso de plantar e cuidar do crescimento das árvores”, reiterou o diretor Júnior.

Os interessados em participar das reuniões do Conselho do Meio Ambiente, podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, através do telefone (16) 3383-4060.

Lista dos Presentes:

Poder Público:

Luiz Gonzaga Bussola (SMSRH)

Carlos José Faglioni(SMSRH)

Anderson Luis Marcelino(SMSRH)

Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho (SMSRH)

Josiane Apolinário Pereira(SMSRH)

Luciano Gonçalves Leite ( Defesa Civil)

Luiz Antonio Gomes ( Vigilância Sanitária)

Mário Mendes Leal Filho ( Controle de Vetores)

Michela Suely Adriani Alves (Educação)

Simone Eliza Marcondes ( Cultura)