Corpus Christi Matão 74 anos

Prefeitura de Matão prepara uma das maiores edições já realizadas com dezenas de atrações artísticas

“Eucaristia: caminho de comunhão, participação e missão” – Este é o tema de uma das celebrações mais esperadas pelos matonenses que está de volta em seu formato tradicional. No dia 16 de Junho, acontece a 74º edição do Corpus Christi de Matão, e para celebrar o retorno do público nas ruas, a Prefeitura de Matão prepara uma das maiores festas já realizadas no município. Além da programação religiosa com celebrações eucarísticas e a ornamentação dos tradicionais tapetes coloridos feitos pela comunidade para a passagem do Santíssimo, neste ano, a festa conta uma grande estrutura para receber uma virada cultural com diversas atrações musicais.

“O Corpus Christi é um dos nossos patrimônios e tem um significado muito especial para as famílias de Matão, pois representa a arte e fé do nosso povo. São muitas gerações e histórias a contar destas décadas, mas acredito que esta edição tem um significado ainda maior, devido a tudo o que passamos nos últimos anos. Realizar o evento e ver esta movimentação novamente, causa uma satisfação imensa para os munícipes que aguardam por este dia de devoção. Antecipadamente, quero agradecer aos nossos servidores, a comunidade católica, os artistas, os voluntários, os profissionais e todas as pessoas envolvidas na organização. Tenho certeza que este ano ficará marcado na memória de todos”, ressaltou o prefeito Cido Ferrari.

O evento acontecerá simultaneamente em toda a área central onde serão confeccionados os tapetes, o que compreende a praça “Dr. Leônidas Calígula Bastia”, a Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”, além da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Outras atividades também acontecerão em outros espaços públicos, no entorno do Conjunto Poliesportivo “Laert José Tarallo Mendes”, como no Ginásio de Esportes “Décimo Chiozzini”, a praça “Alfredo de Paiva Garcia” e nas ruas próximas que receberão os vendedores ambulantes.

Com o objetivo de reunir o público, potencializar o cenário cultural e criar a ampliação das festividades, a Prefeitura de Matão, através do Departamento de Cultura, firmou várias parcerias que consagram esta edição como uma das maiores já realizadas em todos estes anos.

“O Corpus Christi está na identidade do povo matonense. É lindo ver como a festa atinge todas as pessoas, independente da religião, pois faz parte da cultura e tradição da cidade. Reforçar seu valor imaterial é um compromisso do Departamento do Governo, que organizou através do Departamento de Cultura, a fim de ampliar as dimensões comemorativas, os palcos “Viva Cultura”, no Parque Ecológico e no Centro, com dezenas de atrações artísticas. Cada vez mais é motivo de comemoração. Desejamos que a retomada seja festiva, celebre a vida e os encontros”, salienta o diretor da Casa da Cultura, Juliano Jacopini.

A abertura do Corpus Christi 2022 antecederá ao feriado com shows de música de Viola, Samba, Rock, MPB, Sertanejo, Eletrônica e outras estão programados para a noite de quarta-feira (15 de Junho), a partir das 19h00, no Parque Ecológico.

Na mesma noite haverá a abertura da Expoflor – Feira de Flores e Plantas de Holambra, realizada pelo Rotary Club de Matão, em parceria com a Prefeitura. Diversos tipos de flores e plantas estarão em exposição e disponíveis para comercialização, até o dia 18 de Junho, na praça “Alfredo de Paiva Garcia”.

Por volta das 04h00 de quinta-feira (16 de junho), os desenhos dos tapetes já começam a ser moldados por centenas de voluntários, estudantes e artistas, ao longo de um trajeto em formato de cruz, por onde passa a procissão. Serão enfeitadas a Rua José Bonifácio, Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e Avenida Siqueira Campos.

Para este dia, entre as novidades deste ano, será a volta da praça de alimentação com a presença das entidades assistenciais do município. Alimentos e bebidas serão comercializados na praça do Centro pela Associação Pão Nosso, Vicentinos Santa Clara, Centro Espirita Celeiro de Luz, Lar São Vicente de Paulo (Asilo), Grupo Escoteiros e Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão (APFCC).

No mesmo local, incentivando a arte, o trabalho manual e o fomento da geração de renda dos pequenos empreendedores, dezenas de artesãos contarão com um a área dedicada à Feira de Artesanato. Entre a variedade estão crochê, tricô, cartonagem, patchwork, enfeites, bijuterias, decoração, bordados, quadros, entre outros produtos.

No feriado, além dos tapetes, o público poderá prestigiar mais shows musicais, apresentações de capoeira e percussão, na praça do centro e recital de piano na Casa da Cultura. A igreja Matriz do Senhor Bom Jesus celebrará quatro missas ao longo do dia e, às 16h00, acontece o final das festividades com a procissão dos fiéis sob os tapetes ornamentados.

Toda a estrutura da Prefeitura de Matão se envolve no evento para garantir a organização e segurança do público.