Descentralização da Cultura atendeu cerca de mil pessoas em 2019

Projeto existe desde 2017 e oferece oficinas culturais gratuitas à população de diversos bairros de Matão

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realiza desde 2017 o Programa Municipal de Descentralização da Cultura em pontos culturais distribuídos no município e no Distrito de São Lourenço do Turvo. O projeto é um compromisso assumido pelo prefeito Edinardo Esquetini, o qual se dá por meio de oficinas culturais oferecidas gratuitamente à população, atendendo um total de mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Para o exercício de 2019, foram realizadas as aulas de violão, viola caipira, violino, violoncelo, viola de arco, teatro, pintura em tecido, pintura em tela, artesanato (decupagem), danças urbanas, ballet, dança contemporânea, sopros, informática, canto coral e orquestra preparatória. As atividades aconteceram na Comunidade de Base do Jardim São José, Comunidade Santa Clara, Comunidade da Vila Pereira, Escola Municipal de Artes (onde são recebidos alunos de quase todos os bairros da cidade e moradores de Dobrada), São Lourenço do Turvo, Vila Cardim, Casa do Pequeno Cidadão da Vila Pereira, na Biblioteca Pública “Maria de Lourdes Lian”, onde está instalado o telecentro Nerino Bozelli, e Escola Municipal de Artes.

Todo este período termina no final de janeiro de 2020 e, posteriormente, ocorrerão as apresentações das oficinas na Casa da Cultura, com exceção de ballet, dança contemporânea, Orquestra Jovem e canto coral, uma vez que essas exibições aconteceram em 22 de novembro e 6 de dezembro, respectivamente. “A implantação de uma Política de Descentralização Cultural, conjugada com as outras políticas públicas no município, é um instrumento eficaz de democratização da cultura ao permitir que os cidadãos tenham acesso às atividades de formação, aos programas artísticos e aos projetos culturais. Ajuda também a promover uma maior integração com a população e a dar lugar às manifestações da comunidade local”, comenta Danilo Gomez, regente da Orquestra e corais, além de ser diretor da divisão de Formação Cultural, pasta em que estão centradas as oficinas culturais.

A descentralização das ações culturais é um mecanismo que visa dar transparência e visibilidade às ações de governo, divulgando as atividades e os cursos de formação. Ao mesmo tempo, coloca à disposição da população os equipamentos públicos de cultura. “Um dos objetivos dessa política é abrir espaços para que a sociedade local e o cidadão comum participem de projetos culturais e obtenham uma formação seja no campo musical ou nas habilidades manuais. Outro objetivo é desdobrar e multiplicar a ação do Departamento de Cultura e estreitar as relações com os diversos atores locais, como movimentos sociais, associações e representatividades de bairros. Com essa política, podem ser revitalizadas diversas atividades locais, podem ser valorizadas as expressões culturais nos bairros da cidade, assim como promover o acesso da população à informação e ao ato da criação cultural, além de estimular a produção local”, salienta o prefeito Edinardo Esquetini.

A secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, defende que este projeto é uma experiência importante para com a democracia cultural, ampliando conceitos como a formação cultural, sendo um item forte que propicia espaços mentais e físicos para a criação artística. “Utilizando-se das oficinas culturais, a difusão cultural visa garantir a distribuição e a circulação dos bens culturais produzidos na cidade, haja vista as apresentações em praças públicas de nossa cidade e, também, mediante intercâmbios culturais ocorridos em municípios vizinhos que recebem nossos artesãos e nossos músicos. Oportunamente, agradeço a todos os apoiadores de nossas oficinas culturais e, em especial, o prefeito Edinardo Esquetini que, desde o início de seu governo, orientou que levássemos as atividades para os bairros. Hoje, a Descentralização da Cultura é uma realidade e estamos muito felizes por este trabalho”, concui.