Escola do Campo Fazenda Tamanduá promove educação ambiental

Em parceria com o projeto EcoMatão, encampado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Educação e Cultura orientou para que as escolas da rede pública municipal realizassem uma série de atividades pedagógicas, com o objetivo de desenvolver nos jovens a consciência ecológica. Esta semana, estudantes e professores da Escola do Campo Fazenda Tamanduá concluíram um período de vários trabalhos e reflexões, sobre a importância da preservação do “Meio Ambiente”.

A escola é mantida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Fazenda Cambuhy.

“Os educadores e familiares dos estudantes estão de parabéns, pois é fundamental começar cedo a educar nossas crianças para serem pessoas conscientes em relação as responsabilidades com o meio ambiente”, comentou o prefeito Cido Ferrari.

Conforme explicou a diretora de Educação Claudionice Bellintani foram produzidas mandalas utilizando-se de elementos naturais com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade do homem se harmonizar a respeitar da natureza.

O significado de “mandala”

De acordo com informações do site oficial de educação nacional “Educa Mais Brasil” a confecção de mandalas surge como um importante instrumento de meditação e concentração. Mandala é um termo sânscrito, uma língua morta de raízes indianas, e significa círculo. Ela pode ser encontrada em diversas culturas por todo o mundo. Apesar de possuir a forma geométrica do círculo, as mandalas podem ser de outro formato, como triangular ou quadrada, desde que mantidas dentro do círculo. A atividade é considerada como um símbolo de integração e harmonia, proporcionando avanços na busca pelo autoconhecimento, além de causar um equilíbrio emocional e a paz interior.