Escolas municipais realizam força tarefa para contatar famílias de alunos

As escolas municipais que atendem Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, têm realizado um intenso trabalho a fim de restabelecer o vínculo com os alunos que já estavam matriculados desde o ano passado, assim como têm atendido as demandas de novas matrículas.

Para o prefeito Adauto Scardoelli, “é hora de planejar, com cuidado e discernimento todas as ações educacionais, a fim de conversar com as famílias dos alunos sobre qual é a melhor maneira de retomar o processo de ensino e aprendizagem, de forma criativa, frente à pandemia”.

Nesse sentido o Secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, relatou que “já estão alinhadas as estratégias emergenciais, com todas as novas diretoras nomeadas, cuja base é dar continuidade ao que vinha funcionando bem e replanejar atividades didáticas e pedagógicas que precisavam ser melhoradas”.

O maior desafio dos professores das EMEIs é criar um material pedagógico, físico, capaz de orientar mães, pais e ou a pessoa que tem cuidado da criança, nesse período de pandemia, como por exemplo os avós e babás, para que possam realizar atividades educativas, visando a continuidade do desenvolvimento educacional.

Para Elenice Aparecida Paula Moreira, diretora da Divisão de Creche, “trata-se de um precioso momento, em que os pais ou responsáveis pela criança estão conhecendo as professoras, as auxiliares e os diretores, que após o contato colocam-se a disposição para ajudá-los na tarefa de cuidar e educar”.

“Quando não encontramos os alunos por telefone, vamos pessoalmente até o endereço que consta no cadastro de matrícula”, explicou Maria Cláudia De Santi, diretora da Divisão de Pré-Escola.

As unidades de Ensino Fundamental I e II, bem como o Ensino Médio da escola Adelino Bordignon também vêm trabalhando intensamente voltadas à realização de aulas on-line, por meio de várias plataformas digitais, como Google meet, Zoom; Teams, WhatsApp etc. “Cada professor, dentro de suas habilidades e competências tem a liberdade de escolher um canal para estabelecer comunicação com seus grupos de alunos”, ressalta Maria Paula Ciarantola Bottura, diretora da escola “Adelino”. “Alunos e professores utilizam-se do material físico (livro didático) como fio condutor para a dinâmica das atividades de cada área do conhecimento (disciplina)”, acrescenta.

Paralelamente às atividades do ensino regular são desenvolvidos os projetos socioeducativos de contraturno escolar, também de forma online, pelos arte/educadores do CAIC e CAJU. “Os responsáveis pelas oficinas de leitura, dança, música, etc, têm criado vídeos, apresentando performances e abordagens teóricas, com o objetivo de manter o ritmo, em relação a participação dos alunos”, explica Michela Adriani Alves, diretora da Divisão de EFII e E.M.