Escolas da rede municipal criaram atividades para conscientizar estudantes sobre temas ‘em debate’

Durante o mês de abril as escolas da rede pública municipal de ensino têm desenvolvido atividades didáticas e pedagógicas voltadas ao diálogo sobre temas considerados importantes para o desenvolvimento sociocultural e político dos estudantes, como por exemplo: a prevenção do ‘bullying’; Fórum no Dia do Índio; Tiradentes/Inconfidência Mineira.

“É sempre importante estimular o debate sobre os problemas sociais pertinentes, junto as crianças e jovens, que se tornarão adultos conscientes, pois assim esperamos ter um futuro ainda melhor para todos, com mais igualdade e justiça social”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

De modo geral todas as escolas da rede pública municipal, desde a educação infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio, até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltaram-se aos estudos e produções de trabalhos sobre os referidos temas.

“Essas atividades levam os estudantes a pensar, a expressar suas dúvidas e sentimentos, assim dialogam sobre a violência e entendem os agravantes gerados pelo bullying. Além disso, estudar o viés histórico do indígena brasileiro e as questões de racismo estrutural, permite uma compreensão mais apurada dos atuais problemas sociais”. Avaliou o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas.