ESF do Las Lomas é reaberta com novo prédio construído pela Prefeitura de Matão

Com o objetivo de expandir e garantir mais eficiência dos serviços fornecidos através da Rede Básica da Saúde, a Prefeitura de Matão entregou mais um grande investimento para os moradores da região dos bairros Las Lomas, Residencial das Acácias e Jardim Cambuí. Na noite de sexta-feira (24), aconteceu a solenidade de inauguração da unidade do Estratégia Saúde da Família (ESF) “Angelina Torquato Marchesan”. Com recursos próprios a Prefeitura investiu mais de R$ 870 mil. Além desta obra, a segunda concluída neste ano, outras melhorias continuam acontecendo na pasta, como a ampliação da oferta de exames, contratação de médicos, novos projetos de construção, além de outras iniciativas que contemplam a Saúde de Matão.

Em menos de dois meses esta é a segunda unidade de saúde inaugurada pela atual administração. “Avançamos muito na área da saúde e continuamos a desenvolver muitos projetos para esta e outras áreas. A população matonense confiou em nosso trabalho e, a cada dia, a nossa equipe de Governo tem se dedicado em fazer o melhor. Fico muito feliz por esta conquista, pois este foi mais um desafio solucionado através de um esforço conjunto”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

O prédio localizado no bairro Las Lomas abriga uma equipe multidisciplinar constituída de Clinico Geral, Dentistas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Agentes Comunitários da Saúde e demais profissionais.

Com o novo empreendimento o município passa a contar com 10 unidades do ESF, sendo que já está em fase de construção a obra do Parque das Laranjeiras, prevista para ser concluída no início do próximo ano. Além disso, na semana passada a administração municipal consolidou um novo projeto que também contemplará os moradores do Jardim Paraíso.

“A competência de um gestor também é comprovada na forma que ele conduz os obstáculos. No passado, em vez de resolverem os problemas, decidiram fechar as portas da unidade e quem sofreu as consequências foi a população. Mas todos sabem e conhecem o nosso trabalho e, em menos de um ano, entregamos mais uma obra moderna, com uma infraestrutura de muita qualidade que abrigará os diversos serviços da saúde. Este é o resultado de quem conhece e tem experiência na administração municipal”, destacou o secretário da Saúde, Ademir de Souza.

Além das obras, recentemente a Prefeitura de Matão assinou mais um convênio com o Hospital Carlos Fernando Malzoni para ampliar o número de exames e de cirurgias que estavam represadas no município. “As parcerias público-privadas são essenciais para estes avanços. As obras são perceptíveis aos olhos, mas muitas coisas acontecem internamente e precisamos referenciá-las. Apenas neste mês já realizamos mais de 550 exames que estavam na fila de espera e este era um dos problemas de grande relevância que também estamos conseguindo resolver”, salientou o Secretário.

Histórico

Inicialmente, ao longo de muitos anos, a antiga Unidade de Saúde do Las Lomas funcionou em uma casa alugada na Rua Yolanda Tagliavini Groppa. Após alguns anos, o município conquistou junto ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde, o repasse de recursos. No entanto, a obra foi iniciada e pouco temos depois paralisada em sua fase inicial, ainda no alicerce. Por consequência, o Ministério Público cancelou o convênio

Com parcelas do aluguel atrasado, há pouco mais de dois anos, suas atividades foram interrompidas devido ao fechamento repentino da unidade, o que ocasionou grandes transtornos à população, já que a antiga equipe foi realocada para outros prédios.

Diante das irregularidades e entraves que ocasionaram grandes prejuízos à população, em 2021, o executivo decidiu pela retomada da obra com recursos próprios, sendo concluída em menos de 12 meses.

Patrona

O ESF do Las Lomas tem como patrona a saudosa Sra. Angelina Torquato Marchesan, sendo a que escolha de homenageá-la foi do ex-prefeito Chico Dumont.

Nascida em Matão, em 13 de agosto de 1926, Angelina foi casada com empresário saudoso Sr. Armando Marchesan, com quem teve os filhos José Alberto, casado com Maria Cecília Bastia; Maria Zaíra, casada com Otto Silveira Maia; e Maria Helena, casada com Francisco Matturro.

Sua vida foi marcada por uma trajetória dedicada aos inúmeros trabalhos voluntários.

Seu falecimento aconteceu precocemente, com apenas 49 anos, em 18 de agosto de 1975.