Espaço Amigo inaugura novo prédio

Unidades de Matão e do Turvo atendem cerca de 130 crianças oferecendo atividades em horário inverso ao escolar

O prefeito Edinardo Esquetini participou da inauguração do novo prédio do Espaço Amigo de Matão na última sexta-feira (1). Atendendo cerca de 70 crianças em horário inverso ao escolar, o projeto é uma realização da Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O objetivo é despertar a arte como proposta para uma vida mais prazerosa, realizando atividades lúdicas, artísticas e esportivas com respeito, dedicação e responsabilidade. Durante a solenidade, aconteceram apresentações de coral e de dança.

Do ato, também participaram a primeira-dama Viviane Esquetini, o secretário da pasta, Antonio Carlos Rondanin, o presidente da Câmara de Matão, Luiz Manzini, a diretora do Espaço Amigo de Matão, Érica Barbosa, e a vereadora Cleuza Salatta. Ainda estiveram presentes secretários, diretores, coordenadores e servidores municipais, representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS), do programa Criança Feliz, professores dos projetos de Matão e de São Lourenço do Turvo, pais e responsáveis dos alunos, entre outras autoridades.

Esquetini explica que o foco da atual gestão continua sendo cuidar de pessoas e, principalmente, cuidar das crianças porque são o futuro. “Foi maravilhoso fazer a entrega para o pessoal do Espaço Amigo de Matão. Quando assumimos a administração, o projeto atendia 28 crianças. Hoje, já estamos chegando a 130 alunos. Tudo isso graças ao trabalho que o Carlão Rondanin e toda sua equipe vem realizando a frente da Secretaria de Assistência Social, também parabenizo e agradeço a Érica, que é responsável por este projeto em Matão. Aproveito para dizer que decidimos mudar para a nova unidade porque antes o atendimento era realizado em uma casa pequena no São José e, depois que realizamos um evento de Páscoa no prédio do Bom Retiro e vimos que era um local excelente, mas que precisaria de muitas adequações e melhorias por ser um prédio antigo, decidimos reformá-lo utilizando os funcionários do Executivo mesmo, até porque não temos recursos, e realizamos todos os reparos e ampliações necessárias para receber este projeto incrível”, comenta.

Portanto, no novo prédio, foram trocados os pisos, as portas, calhas e telhado, reformados os banheiros e vestiários, foi construída a sala de informática com mobiliário e 10 computadores novos, aconteceu a instalação de alarmes de segurança e de grades nas portas e janelas, aquisição de mesas, cadeiras e ventiladores novos. Érica fala que é gratificante inaugurar a nova unidade do Espaço Amigo de Matão. “Este espaço é ótimo porque realizamos muitas atividades complementares, como m aulas de música, judô, capoeira, informática, leitura, produção de texto e artesanato, ou seja, precisamos de um local amplo para que nossos alunos fiquem à vontade e confortáveis, assim como nossos educadores sociais. As crianças e adolescentes estão extremamente animados, tudo está muito lindo e também era um desejo deles ter um prédio maior e mais bonito, então é um sonho que se tornou realidade”, diz.

Para Luiz Manzini, é muito importante o trabalho realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “Eu penso que vereador precisa estar alinhado com tudo que o Executivo realiza na cidade para ajudar ou orientar. Sabemos que o cenário não é bom, estamos passando por uma crise no mundo, mas a Prefeitura de Matão conseguiu concluir mais um serviço de ampliação e reforma no novo prédio do Espaço Amigo. Quero dizer que fiquei surpreso, na verdade, a Secretaria de Assistência Social sempre surpreende porque realiza um trabalho impecável com as pessoas carentes e que mais precisam de auxílio no município”, destaca.

De acordo com Carlão Rondanin, a inauguração do novo Espaço Amigo de Matão foi a concretização de um sonho. “Nós lutamos para que fosse possível a inauguração por praticamente 1 ano e meio, realizamos todas as reformas utilizando alguns recursos de convênios destinados para nossa pasta de Desenvolvimento Social, além da mão de obra da Prefeitura de Matão como já citado pelo prefeito. Por isso, agradeço todos os responsáveis e envolvidos direta ou indiretamente na concretização deste sonho, em especial ao nosso querido prefeito Edinardo Esquetini que sempre apoia nossas ideias e batalha com a gente em busca das conquistas, finaliza.

Para mais informações sobre o trabalho do projeto Espaço Amigo ou outros atendimentos realizados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, basta procurar a pasta que fica localizada na Avenida 7 de Setembro, 500, no Centro. Atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o telefone para contato é 3382-4078.