Esquetini vai a Brasília em busca de recursos

Prefeito participou da Mobilização Municipalista do Congresso Nacional e solicitou emendas ao deputado Luiz Carlos Motta

O prefeito Edinardo Esquetini esteve em Brasília na última terça-feira (17). Na ocasião, participou da Mobilização Municipalista no Congresso Nacional com a participação do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Neste evento, foram discutidas as seguintes pautas: Reforma da Previdência; Lei Kandir (Fundo Social); Reforma Tributária1% do FPM, ISS, licitações e prazo para lixões.

Segundo o prefeito, os municípios precisam da ajuda dos deputados para que não percam os recursos. “Tivemos uma convocação da CNM para tentar salvar as prefeituras até o final deste ano e começo de 2020, que é a PEC da ‘Cessão Onerosa’, que vai garantir a divisão dos recursos do leilão do pré-sal com os estados e municípios. Porém, para isto acontecer, precisa de uma votação urgente na Câmara dos Deputados, então, viemos até Brasília para conversar com deputados e pedir que ajude os municípios, votando favorável às causas municipalistas. Caso não seja aprovado este projeto, todos os municípios brasileiros perderão os recursos, e em Matão pode chegar a R$ 3 milhões, um dinheiro que salvaria a folha de pagamento do Executivo. Além disso, aproveitamos para cobrar as emendas que estão paradas, como é o caso da verba do deputado Marco Feliciano para o recapeamento do outro lado da Avenida Padre Nelson que falta realizar e a população está cobrando”, fala.

No mesmo dia, Esquetini se encontrou com o deputado federal Luiz Carlos Motta. Na oportunidade, solicitou emendas para Matão na área da Saúde, a qual já possui uma verba do deputado que ainda não chegou na cidade. Sendo assim, diante da situação financeira complicada, o prefeito está tentando buscar algumas alternativas, junto aos deputados, para continuar o trabalho no município. “Estamos priorizando todas as questões voltadas para Saúde, porque precisamos atender as demandas e necessidades de nossa população da melhor maneira. Já acertamos a questão das especialidades médicas, mas precisamos pagar os exames e os profissionais, por isso, conversamos com o Motta para que olhe para os municípios e continue ajudando no desenvolvimento das cidades. Inclusive, preciso agradecer muito o Motta porque ele está fazendo um trabalho excelente e dando uma atenção especial para a cidade de Matão. Ainda pedimos recursos ao deputado Luiz Flávio Gomes para o ano que vem, enfim, estamos trabalhando duro e lutando por nosso município”, diz o prefeito.