Estreia da Websérie ‘Abrolhos’ pela internet terá plateia especial com acessibilidade

A equipe de educadores do Núcleo de Atendimento Especial- NAE/LUME da Prefeitura de Matão, fará a mediação pedagógica, junto a comunidade de pessoas cegas e surdas – que estão vinculadas a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Matão – APADA e Associação dos Deficientes Visuais de Matão – ADEVIMA – para que possam acessar e acompanhar, via internet, a estreia da Websérie ‘Abrolhos’, neste sábado, em duas sessões: a primeira às 20h30 e a segunda às 20h45. A transmissão do episódio será feita com audiodescrição e interpretação em LIBRAS.

“Para cumprir nosso papel de educadores especiais, que é o de criar situações favoráveis a aprendizagem contínua dos estudantes, com deficiências, e ainda nos manter em conformidade com as recomendações do prefeito Adauto Scardoelli e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, temos nos empenhado para planejar eventos, de forma remota, que contribuam com o desenvolvimento da pessoa com deficiência”, disse Renata Bezerra dos Santos, diretora do NAE-LUME.

A Websérie ‘Abrolhos’ apresenta 7 episódios de cerca de 15 minutos cada um. Trata-se de uma contrapartida da Lei de incentivos ‘Aldir Blanc’, da Cia Labirinto de Teatro de Matão, que através do Edital do Programa de Ação Cultural-ProAC do ano de 2020, recebeu recursos para a produção do referido trabalho, advindas do Ministério da Cultura, Secretaria Especial do Turismo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

“Ampliar o acesso às produções culturais é efetivamente pensar em políticas públicas que visam contemplar cada vez mais todas as comunidades. Essa é uma preocupação que vem se acentuando nos trabalhos da Cia. Labirinto, nas ações da Casa PIPA e que pretendemos envolver nas parcerias do Departamento de Cultura, a fim de que ela, a Cultura, esteja cada vez mais acessível para todas e todos”, avalia Juliano Jacopini, Diretor de Cultura, que assina direção e dramaturgia de ‘Abrolhos’.

Durante o período de isolamento social, a Cia Labirinto está em Residência Artística na Casa PIPA, local onde a websérie foi gravada. Composta de 07 episódios que duram cerca de 15 minutos cada, o trabalho terá sua estreia neste sábado (15) e os episódios seguintes serão lançados sempre às segundas, quartas e sextas (até o dia 28/05) pela página do Facebook da Casa PIPA – https://www.facebook.com/pontodeculturacasapipa – e em duas versões: às 20h30 e às 20h45, sendo o segundo horário uma transmissão do episódio que conta com audiodescrição e interpretação em LIBRAS. O projeto tem sua finalização no dia 29/05 com um bate papo com a Cia Labirinto,
às 20:30, também pela página da Casa PIPA e com interpretação em LIBRAS.

SINOPSE

Após a morte da matriarca, há três anos não parou de chover! Junto, o abandono do pai reservou a uma família de cinco irmãos o destino de seguirem a vida descobrindo os atritos de relação familiar construída sobre as penas do luto e da recusa. A família de quatro mulheres e um homem – irmãos – convive no Buraco, lugar de único cômodo úmido e mofado, que tem apenas uma entrada de ar, o Retângulo. O silêncio castiga o dia a dia, pois, por mais que convivam juntos, cada qual angustia um mundo interno de traumas oriundos das culpas que carregam por não entenderem seus lugares no Buraco… Seus lugares no mundo! As personalidades engaioladas dos cinco irmãos começam a ser reveladas quando a visita insistente e repetitiva de um pássaro começa a incomodar a família, pois o pássaro resolve fazer um ninho no Retângulo, o único lugar por onde passa o ar! O silêncio é rompido pelas vozes histéricas de personagens que vão revelando o humano – feito do bom e do mau – que gritam em busca de suas identidades escoadas pelas perturbações de suas vidas.

CRONOGRAMA DE EXIBIÇÃO

Estreia (episódio 01): 15/05/2021 às 20h30 e às 20h45 (versão com audiodescrição e interpretação em LIBRAS)

Episódio 02: 17/05/2021 às 20h30 e às 20h45 (versão com audiodescrição e interpretação em LIBRAS)

Episódio 03: 19/05/2021 às 20h30 e às 20h45 (versão com audiodescrição e interpretação em LIBRAS)