Estudantes da rede municipal presenteiam profissionais da Saúde do Hospital

A semana que antecede a data de 27 de agosto, quando o município completará 123 anos, seguiu recheada de eventos com entrega de criativos ‘presentes para Matão’. Estudantes da rede pública municipal de ensino, surpreenderam as equipes de funcionários do Hospital Carlos Fernando Malzoni, ao entregarem árvores de 3 metros de altura, montadas com pássaros de origamis de papéis, além de cartões contendo mensagens de agradecimentos, pelos extraordinários serviços prestados durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O Prefeito Cido Ferrari, prestigiou a cerimônia simbólica de entrega, que reuniu a equipe gestora da Educação do município; a diretoria do Hospital e seus funcionários; a presidente da Câmara Municipal, Ana Mondini; o vereador Paulo Bernardes; bem como o secretário da Saúde, Ademir de Souza; num encontro emocionante, quando na oportunidade todos puderam falar sobre a importância da superação deste triste e difícil momento da pandemia e o quanto às crianças e jovens, poderão aprender com as dificuldades, tornando-se cidadãos melhores para o futuro.

“Gostaria de parabenizar aos estudantes, seus pais e professores por esta iniciativa tão bonita em que inventaram um ‘presente para Matão’, escolhendo os profissionais da Saúde, em representação a nossa querida ‘Terra da Saudade’. Estou emocionado com as frases escritas pelas crianças e ao mesmo tempo sentindo esperança de que teremos um futuro melhor para todos, por que estamos plantando as sementes, que garantem os bons frutos do amanhã, no qual nós e nossos famílias poderemos viver com saúde e bem-estar”, pronunciou o prefeito Cido Ferrari.

O diretor presidente do HCFM, João Marchesan, antes de falar aos presentes, chamou vários funcionários à frente, pedindo-lhes que se colocassem ao seu lado: “aproveito para dizer a vocês o quando considero importante cada função desempenhada, inclusive aos funcionários da limpeza, por que limpeza é assepsia e, higiene e limpeza salvam vidas. Por isso agradeço aos médicos, enfermeiros, atendentes e equipe de apoio. Agradeço aos educadores e alunos pelo presente, pois estamos nos sentindo honrados em receber este reconhecimento de vocês”, disse visivelmente emocionado o presidente do Hospital.

Neste mesmo sentido a diretora do Hospital Denise Minelli, bem como o Secretário de Educação e Cultura, Alexandre Martins de Freitas falaram aos presentes, sobre o ato simbólico, que remete a ideia de um amanhã melhorar para todos. “Essas crianças poderão atuar como médicos, enfermeiros, cientistas, pois as dificuldades de hoje, quando bem percebidas, podem resultar em ampliação de potencialidades para todos nós”, refletiu Denise.

Nos últimos momentos do evento, a diretora da Escola Adelino Bordignon, Maria Paula Ciarantola Bottura, explicou sobre a simbologia dos presentes em formato de origamis e apresentou um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=9HnVKOAl0hw) onde as crianças agradecem aos profissionais da Saúde, bem como a gravação de uma ‘Banda musical’, cuja canção composta pelos estudantes, nomeada ‘Peste estranha’, faz referência a superação da pandemia.

O encerramento ficou por conta da funcionária da limpeza do Hospital Vânia Ricci, que também toca piano de cordas e fez uma apresentação da canção ‘Saudade de Matão’.