IBGE abre vagas para Agente Censitário e Recenseador para Censo 2021

Em Matão são 79 vagas e candidatos devem realizar inscrição para processo seletivo

Estão abertas a inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vagas temporárias são ofertadas em parceria com a Prefeitura de Matão para as funções de Agente Censitário (6 vagas) e Recenseador (73 vagas). Estes profissionais atuarão na coleta do Censo Demográfico 2021. As inscrições estão disponíveis através do endereço: https://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge).

Para Agente Censitário é exigido Ensino Médio Completo, e as inscrições podem ser realizadas até 15 de março. Já para recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e as inscrições serão realizadas de 23 de fevereiro a 19 de março.

No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição é de R$ 39,49 para Agente Censitário e R$ 25,77 para recenseador e poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica.

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para Agente Censitário podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

O prefeito Adauto Scardoelli ressalta a importância do trabalho que será desenvolvido e as oportunidades de emprego geradas aos matonenses. “O Censo aponta dados fundamentais para que possamos desenvolver as políticas administrativas, além de gerar postos de trabalho neste momento que, infelizmente, muitos brasileiros perderam seus empregos”, afirmou.

Com o adiamento do Censo para 2021 devido à pandemia de Covid-19, os processos seletivos abertos em 2020 foram cancelados. Quem se inscreveu na seleção do ano passado não está com a inscrição garantida para os processos seletivos deste ano. É preciso fazer nova inscrição e pagar a taxa para garantir a participação na nova seleção.

A partir de agosto até outubro deste ano, cerca de 213 milhões de habitantes, em aproximadamente 71 milhões de endereços, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. A Prefeitura de Matão fará a divulgação quando estas visitas iniciarem no município.

A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.

Recenseador (73 vagas)

Requisito: Ensino Fundamental Completo

Remuneração: por produção

Jornada de trabalho: variável