IFSP e Prefeitura levam estudantes a FISPAL Tecnologia

Na semana anterior o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Polo de Matão – em parceria com a Prefeitura levou 42 estudantes de graduação em Engenharia de Alimentos, a uma visita técnica à Feira de Insumos e Equipamentos para as Indústrias de Alimentos (FISPAL Tecnologia) na capital, em São Paulo. Os futuros engenheiros de alimentos, foram acompanhados dos docentes, Valéria Monteiro da Silva Eleutério Pulitano e Christiann Davis Tosta.

“Estamos felizes por termos conseguido embarcar os estudantes e professoras para a Feira, com isso puderam adquirir muito mais conhecimentos práticos, que vão contribuir com o aprimoramento e qualificação para o mercado de trabalho, na área da alimentação. E dessa forma o município ganha em qualidade neste setor”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

A FISPAL completa 35 anos (desde 1986), sendo o principal evento do setor de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens do Brasil. O principal objetivo é promover e apresentar novas ideias e tecnologias e assim estimular mais negócios.

De acordo com a professora do IFSP Valéria Monteiro da Silva Eleutério Pulitano, a oportunidade foi bastante proveitosa, pois os estudantes fizeram contatos e trocaram experiências. “Eles gostaram muito da visita técnica, pois os stands da Feira são muito bonitos e cuidadosamente montados, sendo que a maioria promove exibições do funcionamento dos equipamentos e suas tecnologias, ou seja, as pessoas explicam como chegaram a tal inovação”, relata.

Segundo a coordenadora do curso Márcia Luzia Rizzatto o objetivo foi oferecer a oportunidade para que os estudantes pudessem conhecer empresas da área de alimentos, seus equipamentos, suas propostas de inovação, melhorias em embalagens e ingredientes e assim vislumbrassem novas ideias.

Os participantes saíram de Matão às 7h20, chegaram ao Shopping Plaza Sul, na cidade de São Paulo, às 12h15 para o almoço e às 13h estavam no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center para participarem do evento. O retorno aconteceu às 18h e a chegada em Matão ocorreu por volta da meia noite do dia 24 de junho.

Para o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, a visita técnica se faz importante porque trata-se de uma experiência diferente daquela vivida em sala de aula ou laboratórios. “As atividades extraclasse proporcionam um conhecimento abrangente porque ocorrem de maneira imersiva e empática”, concluiu.

Durante a visita, os estudantes do IFSP-Matão participaram dos cursos oferecidas pela Abeaço e os que ocorreram no Espaço Capacitação Empreendedora Sebrae SP.

Palestras Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço):

Programa Prolata

Logística reversa de aerossóis pós consumo

Palestras Sebrae-SP:

Inteligência Emocional para os Negócios

Empreendedorismo.

Como montar uma conta empresarial no Facebook e Instagram.

Como tirar fotos de seus produtos e fazer vídeos para as redes sociais.

Como anunciar no Facebook e Instagram.