• DIPAM
    • DIPAM / SIGVAF
    • DIPAM GDE
  • CIPA
  • ALVARÁ / ISSQN
    • ALVARÁ
    • CERTIDÃO NEGATIVA
    • EMISSÃO DE ALVARÁ
    • LISTA DE SERVIÇOS – LEIS
    • PESQUISA DE DÉBITOS
    • TAXA FISCALIZAÇÃO
    • TAXA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
  • NOTA FISCAL
    • NFS-E GINFES
    • NFS-E SIGCORP
    • NFS-E SMAR
    • LOGIN ISS WEB
    • GISSONLINE
    • DECRETOS
    • MANUAIS E LAYOUTS
  • TRANSPARÊNCIA
  • IPTU

Portal da Prefeitura de Matão

  • COVID-19
  • SECRETARIAS
    • ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
    • DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
    • EDUCAÇÃO E CULTURA
    • ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
    • FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
    • GABINETE
    • GOVERNO
    • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    • OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO
    • SECRETARIA DE SAÚDE
    • SERVIÇOS PÚBLICOS E MANUTENÇÃO
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
  • OUVIDORIA
NFS-EGISSONLINEGDE
  • Home
  • Notícias
  • Assistência e Desenvolvimento Social
  • Imposto do Bem – colabore com o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente
 
terça-feira, 23 março 2021 / Publicado em Assistência e Desenvolvimento Social

Imposto do Bem – colabore com o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente

“Imposto do Bem”, este é o nome da Campanha lançada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Matão – COMCRIAMA para sensibilizar e mobilizar toda a comunidade matonense para a necessidade de contribuir com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de nossa cidade.

Todos os contribuintes que necessitam fazer a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril podem escolher que parte deste tributo seja investida diretamente no atendimento às crianças de Matão.

“Qualquer contribuição é sempre bem-vinda para colaborar com os projetos desenvolvidos pelo Comcriama e pelas entidades assistenciais que atendem centenas de crianças e adolescentes em nosso município”, salientou o prefeito Adauto Scardoelli.

COMO FUNCIONA?

O COMCRIAMA esclarece que, ao fazer a destinação do seu Imposto de Renda, o contribuinte não pagará mais imposto nem terá a sua restituição diminuída, pois se trata de uma renúncia do Governo Federal para os projetos sociais que atendem crianças e adolescentes. O projeto consiste em apenas destinar uma pequena parte do imposto devido ou restituído para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em vez de ir para os cofres do Tesouro Nacional. Caso o valor seja de restituição, o contribuinte receberá o valor de volta corrigido pela taxa Selic.

O valor destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é descontado do imposto retido na fonte. Quem tiver imposto a restituir também pode fazer a destinação.

Para doar (destinar), é preciso fazer a Declaração no modelo Completo. Depois, o contribuinte deve ir em Doações, selecionar Resumo da Declaração e escolher a opção “Doação Diretamente na Declaração – ECA”. Na mesma aba, o contribuinte precisa selecionar o município de Matão e o FMDCA – Matão. Depois, deve digitar no campo Valor o total que deseja doar, até o limite do valor de doação dedutível já apontado pelo sistema. Esta quantia será automaticamente abatida do saldo de imposto a pagar. Para concluir o processo e efetivar a doação, é preciso gerar o Darf para recolhimento ao Fundo escolhido. Se preferir, peça a orientação de seu contador.

Vídeo da Receita Federal sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=6Yodw6I43EM

POR QUE CHAMAMOS DE DESTINAÇÃO?

Porque não se trata de uma doação. As doações feitas diretamente às instituições beneficentes que prestam assistência em nossa cidade são muito importantes, podem e devem ser feitas livremente. Porém essas doações não são dedutíveis do imposto de renda. Somente são dedutíveis as destinações feitas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Matão, controlado pelo COMCRIAMA.

Esses recursos vão financiar diretamente Projetos e Ações através das entidades que desenvolvem serviços socioassistenciais, que visem a promoção dos direitos de crianças e adolescentes em nosso município. Além disso, você pode acompanhar e fiscalizar o destino de seu recurso aplicado por meio das divulgações das ações do COMCRIAMA ou diretamente nas entidades beneficiadas. Todos esses projetos são analisados e certificados pelo COMCRIAMA.

Além da destinação da porcentagem do Imposto de Renda, qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer doações diretamente na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Matão (CNPJ nº 14.584.050/0001-78), através de depósitos no Banco do Brasil – 001, Agência nº 0134, Conta-Corrente nº 101020-4.

Nestes casos, o recibo da doação poderá ser solicitado através do e-mail comcriama@matao.sp.gov.br, fornecendo seus dados pessoais: nome/razão social, nº do CPF/CNPJ, endereço completo, valor doado e data do depósito.

Para mais informações, entre em contato com pelos telefones 3383-4073 (Secretaria da Fazenda) ou 3382-4078 (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social).

Leia também

Bolsa Família: beneficiários devem manter Cadastro Único atualizado para receber o auxílio
Fundo Social realiza mais um ‘Bazar’
Comunicado

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + vinte =

Buscar Notícias

Últimas Notícias

  • Prefeitura amplia o número de atuantes no programa “Boa Praça”

    0 comments
  • Matão tem mais de R$ 50 milhões de investimentos em recuperação asfáltica

    0 comments
  • “Sexta-Básica” – arte e solidariedade

    0 comments

Comentários Recentes

    Desenvolvido por

    MENU

    • COVID-19
    • SECRETARIAS
      • ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
      • DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
      • EDUCAÇÃO E CULTURA
      • ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
      • FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
      • GABINETE
      • GOVERNO
      • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
      • OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO
      • SECRETARIA DE SAÚDE
      • SERVIÇOS PÚBLICOS E MANUTENÇÃO
    • NOTÍCIAS
    • CONTATO
    • OUVIDORIA

    ENTRE EM CONTATO

    Segunda - Sexta 08h00 - 17h00

    (16) 3383-4077

    contato@matao.sp.gov.br

    TOP
    X