Mais de 300 mulheres são atendidas na carreta da mamografia

Matão recebeu nesta semana, através da iniciativa do programa +Mulher, a carreta da mamografia do Hospital de Amor de Barretos. Composta por uma estrutura de equipamentos para exames de imagem, a carreta conta com uma equipe de enfermeira, técnicos de radiologia e motoristas. Na segunda-feira (25), aconteceu uma solenidade no ginásio “Décimo Chiozzini”, onde ela está estacionada, que marcou mais uma das ações da campanha Outubro Rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama.

Desta cerimônia participaram o prefeito Cido Ferrari, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Márcia Ferrari, a presidente da Câmara Ana Mondini, os vereadores Davison Sensei, Dr. Paulo Augusto Bernardi e Policial Carmo, o secretário da Saúde Ademir de Souza, o empresário Antônio Galli e sua esposa Regina Galli, a empresária Priscilla Galli, a produtora de eventos Silmara Lacerda, a voluntária da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão, Sylvia Jorge, a enfermeira do Hospital de Amor Juliane Cardoso e a senhora Brasilina da Silva que representou todas as mulheres de Matão.

Após a realização dos exames em mulheres de 50 a 69 anos (priorizadas neste serviço móvel), as imagens serão encaminhas ao Hospital de Barretos que junto à Secretaria da Saúde de Matão, oferecerão todo o suporte necessário para o encaminhamento e tratamento, caso o diagnóstico for positivo. Nesta situação, a Secretaria da Saúde de Matão e o Hospital entram em contato com a paciente.

A vinda da unidade móvel é uma iniciativa do Programa +Mulher apresentado no canal do Youtube pela empresária Priscilla Galli e a produtora de eventos Silmara Lacerda, que conseguiram junto ao Hospital de Amor esta agenda para que a atividade pudesse ocorrer em nossa cidade. A Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde e Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão (APFCC) são apoiadoras desta ação no município.

Inicialmente a carreta ficaria no município entre 25 e 29 de outubro, mas devido a grande demanda do público feminino, interessado em realizar o exame, através da iniciativa do empresário Antônio Galli e do vereador Dr. Paulo Augusto Bernardi, a equipe continuará em Matão com os atendimentos nos dias 03, 04 e 05 de novembro, totalizando mais de 300 exames neste público de 50 a 69 anos.

Mulheres de 40 a 59 anos

A Secretaria da Saúde também disponibilizará cotas extras para a realização dos exames em mulheres com idades entre 40 e 59 anos que serão atendidas no Hospital Carlos Fernando Malzoni. Os agendamentos podem ser efetuados na Secretaria da Saúde, através do telefone 3383-6719.