Matão já aplicou mais de 43 mil doses de vacinas contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta quinta-feira (24/06), mais um balanço da vacinação de combate a Covid-19. O levantamento mostra que até o final da tarde desta quinta-feira (24), foram 33.236 vacinas (1ª dose) e 10.671 vacinas (2ª dose), totalizando 43.907 doses aplicadas em Matão. Nesta semana foram iniciadas as vacinações das pessoas com idades entre 43 e 49 anos, independente de ter ou não comorbidades. Apenas nesta quinta-feira (24), foram aplicadas 998 doses nas Unidades de Saúde de Matão.

Segundo o Secretário da Saúde, Ademir de Souza, os matonenses já começaram a receber as doses da Pfizer. “Há alguns dias já estamos com esta terceira marca em nosso município e estamos conseguindo seguir com o calendário de idades programado pelo Governo do Estado. Mesmo assim, ainda precisamos de lotes maiores, com maior quantidade de doses”, reforçou.

Entre as marcas, Matão aplicou o total de: 52.72% das vacinas (23.149 doses), são da Fiocruz/AstraZeneca; 44.36% das vacinas (19.476 doses), são da Coronavac (Butantan); e 2,92% das vacinas (1.282), são da Pfizer.

Os atendimentos no Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), acontecem de forma organizada de acordo com a triagem estabelecida pela Prefeitura de Matão, com agendamento prévio e, logo na sequência, aplicação da dose. “Aproveito para agradecer o empenho dos nossos profissionais da Saúde, pois organizar esta logística com todo este movimento gerado, requer muita atenção e esforço redobrado. Nossos servidores que atuam na Rede Pública de Saúde, estão há meses com uma rotina diferenciada e cansativa, algo que nunca havia acontecido, todos dedicados nesta luta de salvar vidas”, ressaltou o Secretário.

O prefeito Cido Ferrari espera que o calendário de entrega de vacinas acelere cada vez mais. “Quanto antes chegarem as doses, melhor para todos, pois isto contribui na redução do número de pessoas contaminadas e em estado grave. A vacina está sendo aplicada, mas o fundamental, também são os cuidados. Mais uma vez, pedimos à população que observem sempre as medidas de segurança como uso de máscaras, a assepsia das mãos com álcool em gel, e principalmente, não aglomerar” alertou.

Com a aprovação do Projeto pela Câmara Municipal, deverá entrar em vigor as novas regras de restrição no município. “Não desejamos punir ninguém, mas sim, proteger a saúde e a vida dos matonenses. Por esta razão, peço calma e colaboração de todos para que possamos vencer este mal que assusta e, infelizmente, ceifa a vida de pessoas em todo o planeta e que já levou a vida 166 pessoas de nossa cidade, até a manhã de quinta-feira (24)”, encerrou o Prefeito.