Matão Mais Verde recebeu 107 mudas de árvores da Citrosuco

Na semana anterior, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, acompanhou a entrega de 107 mudas de árvores nativas, pela Citrosuco Paulista ao programa “Matão Mais Verde”. A reunião ocorreu na Fazenda Trindade e contou ainda, com a presença de membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e líderes desta companhia do setor de citros.

“Agradecemos a Citrosuco pela doação das mudas, que serão plantadas em áreas de preservação ambiental em nosso município e ressaltamos a importância das parcerias para a manutenção e melhoria do Meio Ambiente, em atenção a qualidade de vida de todos”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Na oportunidade, a Citrosuco assinou um termo de compromisso com o Meio Ambiente do município, em relação a arborização urbana. A doação das mudas de árvores, representa a “Compensação Ambiental”, definida no Artigo 36 da Lei Federal 9.985/2000 do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Refere-se a determinação legal quanto ao apoio a programas de preservação, nos casos de licenciamento ou empreendimento de significativo impacto ambiental.

O encontro consistiu também em compartilhar com a empresa anfitriã a história e objetivos do programa Matão Mais Verde, que tem o apoio da Prefeitura e do CMMA, contada pelo idealizador Antonio Carlos Bandeli. “O grupo Matão Mais Verde é um amplo movimento social, aberto a todos os apaixonados pela vida e tem como lema ‘somos a soma dos nossos sonhos’. O programa planta uma árvore para cada criança nascida no município desde 2005 e é composto por pessoas preocupadas com as questões ambientais”, sintetizou Bandeli.

Para saber mais sobre o programa Matão Mais Verde, acesse: https://www.facebook.com/mataomaisverde/

Durante a reunião, a diretora de Meio Ambiente Maria Bellintani Ourique de Carvalho, apresentou aos líderes da equipe gestora da Citrosuco, os programas e projetos do setor, encampados pela Prefeitura, com ênfase para o projeto “Adote uma área pública”, cuja finalidade é a de que empresas e pessoas físicas possam contribuir com melhorias em áreas verdes, praças e jardins.

Plantio agendado

No próximo domingo (27/03) também em comemoração ao Dia Mundial da Água, serão plantadas cerca de 100 mudas nativas na área verde da Rua Hildebrando Bovo, no Parque Mônaco. Este será o 175º plantio do Projeto “Uma nova vida, Matão Mais verde”, e se dará, principalmente, em homenagem as setenta (70) crianças registradas no mês de fevereiro de 2022, no município de Matão.

De acordo com Bandeli quando os pais vão até o Cartório para registrarem o nascimento de seus filhos recebem um convite do “Matão Mais Verde” para que plantem uma árvore em nome da criança.