Matão realiza “Dia V de Vacinação” neste final de semana

No sábado (29), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e do Estratégia Saúde da Família (ESF’s), estarão de plantão para atender algumas faixas etárias que precisam receber o imunizante contra a Covid-19. Desde o início desta semana, com o objetivo de garantir a melhor organização e a agilidade dos atendimentos, a Secretaria Municipal da Saúde está direcionando a aplicação das vacinas das crianças nas UBS’s (Postos de Saúde) e a vacinação de pessoas acima de 12 anos, nas ESF’s. Todos devem realizar o agendamento antecipado.

“É uma alegria para nosso governo poder oferecer todas as condições para que nossas crianças sejam vacinadas, agradeço a todos os profissionais da saúde envolvidos e tenho certeza que juntos vamos vencer mais esse desafio”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

O calendário de vacina acelera e nesta nova fase de ampliação, tendo à disposição a CoronaVac para o público infantil, a meta do município é vacinar 6 mil crianças com a dose inicial, até as próximas semanas.

“Este plantão tem o objetivo de agilizar este processo, mas é necessário que os munícipes façam o agendamento e compareçam no dia marcado pelos nossos profissionais. Além disso, esta nova organização em direcionar os públicos entre as ESF’s e UBS’s, garante a melhor dinâmica, principalmente com relação às crianças que necessitam de uma atenção e um tempo maior no momento da abordagem”, explicou o secretário da Saúde, Ademir de Souza.

A programação no sábado será a seguinte:

Crianças de 5, 6 e 7 anos, com ou sem comorbidades, serão vacinadas nos Postos de Saúde, das 8h às 16h00. A vacina da Pfizer é aplicada em crianças de 5 anos, sem comorbidades e em crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades. Já a CoronaVac é aplicada em crianças de 6 a 11 anos, sem comorbidades.

Já os adolescentes, jovens, adultos e idosos (público com idades acima de 12 anos), com ou sem comorbidades, poderão garantir a primeira, a segunda ou terceira dose, nos ESF’s que estarão em plantão das 8h00 às 16h00.