Matão recebe a Carreta da Mamografia do Hospital de Amor de Barretos

Contemplando as iniciativas da campanha Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do Câncer de Mama, o município receberá na próxima semana a carreta da mamografia do Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos). Entre os dias 25 a 29 de Outubro, ela estará estacionada no Ginásio Poliesportivo “Décimo Chiozzini” prestando atendimento as mulheres com idades entre 50 a 69 anos, que tenham feito há mais de um ano o exame de mamografia. Para o atendimento, é necessário agendamento prévio na Secretaria da Saúde.

A vinda da carreta é uma iniciativa do Programa +Mulher apresentado no canal do Youtube pela empresária Priscilla Galli e a produtora de eventos Silmara Lacerda, que conseguiram junto ao Hospital de Amor esta agenda para que a atividade pudesse ocorrer em nossa cidade. A Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde e Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão (APFCC) são apoiadoras desta ação no município.

O Prefeito Cido Ferrari agradece as responsáveis e destaca a importância deste cuidado preventivo . “Ficamos felizes em participar de mais uma parceria tão significativa e agradecidos pela parceria e disposição da Priscilla e da Silmara, que além do trabalho na comunicação do nosso município, estão engajadas em contribuir com centenas de matonenses que precisam fazer o exame. Sabemos que as possibilidades de tratamento e cura são maiores quando o diagnóstico é rápido. Portanto, parabenizo a população feminina que participa desta ação pela vida e peço as demais que não deixem de fazer a mamografia”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

O “Outubro Rosa” é um movimento mundial que simboliza a luta contra o câncer de mama. Em todas as partes do mundo, ações são realizadas para despertar a atenção das pessoas, em especial das mulheres.

Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama também são consideráveis e a cada semana, novos casos são descobertos, sendo que algumas mulheres não percebem nenhum sintoma. Esta é a grande importância de se atentar aos exames preventivos.

De acordo com o Secretário da Saúde Ademir de Souza, os agendamentos já acontecem há alguns dias. “Desde a semana passada, a Secretaria da Saúde e os Postos de Saúde estão realizando o agendamento das pacientes que se enquadram nos critérios do Programa, pois apesar do alto número de vagas disponibilizadas, os atendimentos só serão realizados com agendamento prévio. Ela é composta por uma equipe de 4 profissionais que a acompanham no atendimento e execução dos exames que são disponibilizados gratuitamente”, explicou.

“Nossa motivação foi criar uma ação efetivamente concreta na prevenção da mulher com relação a um dos mais agressivos canceres que atingem a mulher. Quando uma mulher faz o autoexame periódico das mamas e encontra um nódulo, inicia-se imediatamente um processo interno de dúvidas e incertezas relacionadas à possibilidade de aquele achado ser ou não um câncer. Afinal, a palavra câncer contém em si, ainda, um grande estigma. O câncer de mama é uma circunstância a ser atravessada; é preciso retomar aos poucos a rotina e continuar a investir nos projetos e sonhos considerados vitais. É um momento de cuidados, mas também de muito amor e apoio familiar”, destacou a empresária Priscilla Galli.

“Agradecemos a todos os envolvidos nesta ação conjunta, em especial aos empresários Marcos Galli e Antônio Galli e a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. Estamos muitos felizes em poder receber esta equipe e promover este evento em Matão, e convidamos todas as mulheres a estarem conosco”, finalizou Simara Lacerda.