Matão recebe as primeiras doses da vacina contra a Covid-19

Matão recebe as primeiras doses da vacina contra a Covid-19

O município de Matão recebeu nesta quarta-feira (20), 920 doses da vacina CoronaVac, enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde. A quantidade obedece aos critérios de divisão estabelecidos pelo Governo do Estado. O lote com as vacinas saiu de Américo Brasiliense com destino a Matão. Por volta das 19h00, o caminhão que teve seu trajeto escoltado pelo Batalhão de Choque da Policia Militar chegou ao Centro de Saúde. Na unidade, o lote foi recebido e conferido pelo Prefeito Adauto Scardoelli, o Secretário da Saúde Ademir de Souza e representantes do Hospital de Matão e do Comitê de Coronavírus.
Na tarde de hoje, integrantes do Comitê do Coronavírus de Matão estiveram reunidos para definir os critérios do público inicial que deverá ser vacinado a partir de segunda-feira (25). O público-alvo inicial é formado exclusivamente por profissionais da Saúde.
Após o anúncio de que Matão receberia 920 doses, o Hospital “Carlos Fernando Malzoni” apresentou seus números. Segundo o levantamento da instituição 633 trabalhadores precisam ser imunizados, o que representa 68,8% das doses.
A Prefeitura também fez um levantamento onde consta 287 profissionais, representando 31,2% das doses recebidas. Nestes números estão inclusos profissionais da rede pública de Matão, do Pronto Atendimento da Unimed e aqueles que atuam na coleta de exames em laboratórios.
O prefeito Adauto Scardoelli agradeceu a todos que estão participando das ações e pede a união de todos neste momento. “Uma força tarefa que depende de organização e muita calma. O mundo está ansioso para que tudo isso acabe da melhor forma, e a vacina é nossa esperança. Nosso plano de imunização vai começar e depois de longos meses de sofrimento, medo e perdas, a vacina chega em Matão. Vamos ter confiança e continuar os cuidados, pois falta muito pouco para este pesadelo acabar”, disse.
O Secretário da Saúde de Matão, Ademir de Souza, lembra que estes números ainda não representam o total de trabalhadores que devem ser vacinados. “Inicialmente, assim como em todo o país, a quantidade de doses vindas para os municípios não é suficiente. Então, o Hospital, a Prefeitura, representantes do setor privado da área de saúde e o Comitê de Contingência do Coronavírus, estiveram reunidos para que fosse estabelecido o primeiro grupo que consideramos de exposição e alto risco. Vale lembrar que esta é apenas uma parte do total de mais de 2.300 profissionais que deveriam ser imunizados nesta primeira fase, visto que eles atuam diretamente com pessoas contaminadas e suspeitas na UTI, alas do Covid e demais locais”, salientou.
As doses serão aplicadas no próprio Hospital e no Centro de Saúde “Dr. Salvador de Toledo Galrão”. Em 21 dias estas pessoas deverão receber a segunda dose. A lista completa será finalizada até sexta-feira (22) e entregue na Secretaria da Saúde. A Prefeitura e o Hospital aguardam pelo segundo lote para breve.
A Prefeitura de Matão e Hospital pedem calma a todos os profissionais, bem como, à população em geral. Só devem ir ao Posto de Saúde os profissionais que serão imunizados nesta fase e os profissionais do Hospital que farão a imunização em sua própria estrutura. Qualquer novidade sobre os próximos lotes a serem encaminhados pelo governo do Estado será repassada imediatamente à imprensa e à população. “Pedimos calma! A vacina vai chegar ao seu braço, para depois você abraçar quem você ama”, ressalta o Secretário da Saúde.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Vagas PAT Matão

12/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?