Matão recebe instruções da Diretoria Regional de Ensino sobre ‘matrícula conjunta’

Na semana anterior, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura recebeu a Diretoria Regional de Ensino de Araraquara, na EM Adelino Bordignon, para uma reunião instrutiva, que orientou as equipes gestoras da rede pública municipal, quanto as novas diretrizes para o processo de organização da ‘matrícula conjunta’ dos estudantes.

Participaram da reunião, as diretoras técnicas da Diretoria Regional de Ensino de Araraquara, Amanda Oliveira Santos e Elaine Cristina Zanoni Barbosa; a secretária da Creche Santa Izabel, Maria Inês Fuzaro; diretores e secretárias de escolas, bem como a equipe gestora da Secretaria de Educação de Matão.

A reunião ocorreu em atendimento à Resolução da Secretaria Estadual Digital – SEDUC nº 50, de 21/06/2022, que estabelece critérios e procedimentos para a implementação do Programa de Matrícula antecipada/chamada escolar 2023, para atendimento à demanda escolar do ensino fundamental e ensino médio na rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

De acordo com o novo procedimento repassado a toda rede pública de ensino, a matrícula será realizada via sistema eletrônico automática e antecipadamente, através de uma plataforma digital, onde constam os cadastros. O sistema virtual (internet) vai identificar a geolocalização do endereço do estudante e este será automaticamente matriculado na escola mais próxima de seu endereço.

Este “georreferenciamento” deverá acompanhar a matrícula daqueles que ingressam nas Creches e demais escolas, bem como os que já estejam cursando e que mudarão de ciclo, numa situação em que não tenha continuidade na referida escola.

O município é responsável pela manutenção de 22 escolas de Educação Infantil; cinco Escolas de Ensino Fundamental I e II, sendo EMEF Benta Maria Ragassi Scutti, o CAIC.; EMEF Prefeito Celso de Barros Perche, o CAJU; EMEF Antonio Carlos Manzini; EM Adelino Bordignon, que inclui Ensino Médio; EMEF Helena Borsetti, de São Lourenço do Turvo. Há ainda, a EMEF Fazenda Tamanduá do Campo (EFI), mantida pela Prefeitura e Cambuhy Agrícola.