Matão regride para a fase laranja e terá novas regras para conter o avanço da Covid-19

Matão regride para a fase laranja e terá novas regras para conter o avanço da Covid-19

Matão teve uma semana movida por um sentimento de grande emoção e esperança com a chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19, marcando uma grande vitória da ciência em favor da vida. Esta é a avaliação do prefeito Adauto Scardoelli ao fazer um balanço da semana, que termina com o anúncio, por parte do Governo do Estado de São Paulo, de novas restrições para conter o aumento de casos, internações e mortes em decorrência do coronavírus.

A partir de segunda-feira (25), as regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté estarão na fase vermelha do Plano São Paulo, com fechamento de comércios e serviços não essenciais. As demais, incluindo a região de Araraquara, onde está inserido o município de Matão, ficarão na etapa laranja, mas com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana e feriados.

Já é fato, a chegada de uma segunda onda de coronavírus que atingiu o mundo, inclusive o Brasil e o estado de São Paulo. “Pensando primeiramente na preservação da vida, vamos seguir a hierarquia e acompanhar o Decreto Estadual, uma vez que o número de casos tem aumentado. Entendemos que essas medidas podem causar transtornos para alguns setores, mas a vida vem em primeiro lugar”, avalia Adauto.

As medidas vão vigorar até o dia 7 de fevereiro. Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial. De acordo com o Governo do Estado, as novas regras foram recomendadas por cientistas e médicos do Centro de Contingência do coronavírus. O grupo de especialistas orienta e aconselha as autoridades estaduais com base em índices epidemiológicos e hospitalares desde a confirmação do primeiro caso no Brasil, há quase 11 meses.

A fase mais rígida só permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Já na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo em bares está totalmente proibido.

A venda de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

Vacinação em Matão

A vacinação em Matão foi iniciada na manhã de quinta-feira (21), com os profissionais da linha de frente do Hospital Carlos Fernando Malzoni. À tarde foi a vez dos servidores da saúde da rede pública municipal.

Nessa primeira remessa, o município recebeu 920 doses, destinada exclusivamente aos profissionais da área de saúde. Agora, com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta sexta-feira (22), de mais 4,8 milhões de doses da vacina CoronaVac, aumenta esperança de que o município receba novas remessas em breve.

“Este é um passo efetivo na luta contra a pandemia e os profissionais da saúde merecem ser homenageados pelo seu compromisso e bravura. Estamos preparados, tomando as medidas necessárias para aguardar as próximas remessas da vacina para imunizar toda a nossa população, que esperamos seja muito em breve”, afirmou o prefeito Adauto.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

27/03/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?