Matão tem mais de R$ 50 milhões de investimentos em recuperação asfáltica

Desde o início do ano até agora, os matonenses têm acompanhado intensa movimentação de máquinas e trabalhadores voltados ao recapeamento asfáltico das vicinais e vias urbanas de maior fluxo de veículos, além dos serviços permanentes das equipes de tapa-buracos em todo o município, totalizando um investimento superior a R$ 50 milhões.

Esse movimento acontece porque a Prefeitura de Matão equilibrou as finanças e buscou recursos parlamentares e de programas de incentivo, principalmente junto ao Governo do Estado.

“Depois que concluímos o balanço inicial da administração e o planejamento estratégico do governo, fizemos um estudo minucioso das prioridades, e decidimos por resolver o problema da precariedade na pavimentação urbana da cidade. E graças ao apoio que estamos recebendo do Estado estamos conseguindo melhorar as condições de movimentação dos cidadãos e da chegada e escoamento de produtos ao município”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Willian di Gaetano Bassi, o fato de o município ter capacidade de entrar com as contrapartidas financeiras facilita a obtenção de recursos. “Em relação a contrapartida da Prefeitura para o recapeamento, estamos trabalhando com responsabilidade a partir de um planejamento estratégico e investindo após fazermos todas as contas necessárias, a fim de mantermos a saúde econômica do município. É importante lembrar que grande parte destes investimentos vêm do Governo do Estado, através de emendas parlamentares, outra parte de programas ligados ao setor de manutenção urbana e há também a contrapartida da Prefeitura”, explica Willian.

Até o mês de junho, foram concluídos mais de 48 mil metros quadrados de recapeamento com recursos do Estado, por meio de emendas parlamentares, somando R$ 1.420.000,00, mediante uma contrapartida do município de R$ 730.700,00. Serviços executados nas seguintes vias: pista esquerda Avenida Ludwig Eckes (bairros Santa Rosa, Morumbi e Residencial João Vital); Rua Pernambuco (Jardim do Bosque); Rua Major Joaquim Gabriel de Carvalho (Vila Guarani, Bairro Alto e Jardim do Bosque); Rua Pedro Guerreiro (Vila Cardim); e Rua Alexandre dos Santos Pires (Jardim Paraíso, Azul Ville e Park do Imperador).

Na primeira fase do planejamento de recuperação de 20 quilômetros de vicinais que ligam o município à região, prevista para finalizar no mês de julho, houve um investimento de mais de R$ 10 milhões, recursos que vieram por meio de convênio também assinado junto ao Estado. Neste pacote foram recuperadas as vicinais: Rodovia dos Pescadores, no trecho que liga Matão a Gavião Peixoto (MAT-377); Via Augusto Bambozzi, na ligação do bairro Boa Vista (MAT-465 e MAT-143).

A segunda fase prevê recapeamento de mais 30 quilômetros, com investimento de mais R$ 20 milhões. As obras já foram iniciadas, com previsão de conclusão até dezembro de 2022, nos seguintes pontos: Rodovia dos Trabalhadores, na ligação Matão/Dobrada (MAT-60); Via Carlos Fernando Malzoni, que liga Matão à Motuca (MAT-450); Via Clito Bastia, que liga Matão à Araraquara (MAT-030); Via Carl Fischer, que o acesso à Rodovia Washington Luís; e vicinal que fazem a ligação do Distrito de São Lourenço do Turvo à Rodovia Washington Luís e o distrito do Curupa (MAT-050, MAT-493 e MAT-495).

Outro convênio, com recursos do Programa “Estrada Asfaltada – Conservação Especial”, do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), prevê serviços na Via Narciso Baldan (Ligação da Avenida Trolesi com a Rodovia Brigadeiro Faria Lima); e Avenida José Marchesan, na ligação da Rodovia Washington Luís com a Avenida Baldan.

Ainda, entre os serviços previstos está a recuperação de toda extensão da Via Carl Ficher (MAT-050), no acesso à Rodovia Washington Luís, com previsão de um investimento superior a R$ 11 milhões. A publicação do edital de licitação deverá ocorrer em breve.

“Como podemos ver são investimentos importantes que só estão sendo possíveis graças a um trabalho sério da nossa equipe de governo e ao apoio dos deputados, vereadores e matonenses que fazem parte do Governo do Estado e têm sido grandes parceiros do município, a exemplo do Neto Mascellani e do Chiquinho Matturo e, claro, do governador Rodrigo Garcia”, cita o prefeito Cido Ferrari.