‘Merenda Matonense’ começa servir refeições nas escolas por restaurantes do município

Esta semana, a Prefeitura de Matão iniciou o programa ‘Merenda Matonense’, junto a todas as escolas da rede estadual de ensino, no qual serve cardápio variado de refeições em todas as escolas públicas do município. Idealizado pelo saudoso ex-prefeito Adauto Scardoelli, o objetivo é oferecer alimentação nutritiva, no café da manhã, almoço e jantar, sendo: arroz, feijão, macarrão, legumes, verduras, carnes, pão, leite, entre outros alimentos, adquiridos no comércio local, fato que impulsionará a geração de renda com movimentação da economia no município, já que são os restaurantes de Matão os responsáveis por servirem as refeições, com fartura, nas escolas.

O programa ‘Merenda Matonense’ contempla os 14.600 estudantes matriculados na rede de ensino municipal e estadual, desde as creches até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cardápios variam de acordo com a faixa etária, totalizando cinco a serem preparados diariamente.

“O sentimento é de cumprir com nosso dever em servir a merenda de qualidade aos nossos estudantes de Matão. Essa é uma prioridade em nosso governo, pois estamos dando continuidade ao que o Adauto iniciou com entusiasmo e compromisso firmado, quando realizou reuniões junto aos donos de restaurantes do município, propondo parceria para garantir a alimentação saudável nas escolas”, lembrou o prefeito Cido Ferrari.

“É gratificante chegar até este momento em que concretizamos algo tão necessário, como é o caso de servir uma merenda de qualidade, com a colaboração de tanta gente que torce pelo sucesso da ‘Educação’, em nosso município, sendo eles: os professores, as famílias e os mantenedores dos restaurantes, que se esforçaram para darem conta de toda esta demanda neste ‘volta as aulas’”, considerou o Secretário de Educação e Cultura, Alexandre Martins de Freitas.

De acordo com a nutricionista da Prefeitura Marina Oliveira Galli, “a ideia é que as crianças, adolescentes e jovens, gostem do cardápio e passem a optar pela merenda, ao invés de se alimentarem com um lanche mais simples, pois a nutrição é muito importante para a saúde de todos”, salientou Marina.

Para a diretora da E.E. Leopoldino Meira de Andrade, do Jardim Paraíso, Melina Franco, “muitas crianças chegam pela manhã, não tendo feito uma boa refeição no jantar, ou veem a tarde, sem terem almoçado. E ninguém, sendo criança ou até mesmo adulto, é capaz de aprender estando com fome. Por isso a merenda é fundamental no processo de ensino e aprendizagem”, explica.

Na próxima semana, segunda-feira 23 de agosto, será a vez dos estudantes da rede municipal de ensino receberem a merenda, com a volta as aulas, previstas para acontecerem de forma escalonada.