Município busca soluções para a destinação dos Resíduos Sólidos

Município busca soluções para a destinação dos Resíduos Sólidos

Esta semana uma comissão da Prefeitura de Matão foi à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo Estadual, secretaria esta que também é responsável pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), buscar soluções para os resíduos sólidos, sobretudo da construção civil (RCC), bem como descobrir possibilidades que viabilizem uma destinação sustentável e inteligente ao lixo gerado no município.

“Estamos nos articulando para implantar soluções em nosso município, para este grande problema da enorme quantidade de resíduos sólidos que Matão produz diariamente. Isso envolve buscar parcerias junto ao Governo do Estado de São Paulo e parlamentares estadual e federal, para viabilizar recursos financeiros, bem como conhecer ‘cases’ de sucesso de outras cidades que podem ser implantados também em Matão”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

A reunião foi articulada pelo presidente do Detran Neto Mascelani, que cuidou para que o representante da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Paulo Delgado – recebesse a equipe do prefeito Cido Ferrari, sendo: o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos Luiz Gonzaga Bussola, a diretora de Meio Ambiente Maria Bellintani Ourique de Carvalho e o Secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno Willian Di Gaetano Bassi.

De acordo com Willian o objetivo da reunião foi discutir como tratar e destinar os resíduos sólidos do município, sobretudo os volumosos da construção civil e lixo domiciliar. “Foi possível também saber quais as políticas públicas que podemos adaptar em Matão para resolver de maneira definitiva todos esses problemas com relação aos resíduos de lixo”, contou o secretário.

Dessa reunião surgiram várias possibilidades, como por exemplo: buscar parcerias junto ao SEBRAE, Governo do Estado, entre outras instituições e empresas, para criar um plano municipal e regional de resíduos sólidos em Matão.

Durante a reunião, tanto o assessor parlamentar Paulo Delgado, quanto o coordenador de Resíduos Sólidos, José Valverde (ambos, executivos do Governo do Estado de São Paulo), se colocaram a disposição para ajudar Matão no que for possível para colocar em prática o já mencionado plano municipal e regional voltado a coleta, encaminhamento, tratamento, reutilização inteligente e sustentável dos resíduos produzidos no município.

Ainda nesta visita de trabalho, a equipe da Prefeitura de Matão se reuniu com o secretário-executivo da pasta Senhor Luiz Ricardo Santoro onde também foram debatidas as necessidades de Matão, ocasião na qual o secretário se colocou a disposição com sua equipe, para auxiliar os projetos que virão.

Assim a cidade de Matão está ligada a ‘Implantação do Novo Marco de Saneamento’, que entre outras práticas, estabelece diretrizes importantes sobre como organizar a lista de demandas relacionadas a destinação de resíduos de lixo na urbanidade.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos Luiz Gonzaga Bussola, o principal desafio do setor é tirar o ATT do bairro jardim Paraíso e transferir para uma nova localidade, mais distante da área urbana, a fim de não prejudicar moradores com o odor ou outros malefícios que a aproximação com toda aquela quantidade de lixo possa causar.

“Estamos em busca de uma nova área para fazer funcionar o ATT de Matão, que seja distante da parte urbanizada do município e assim possamos implantar um ATT dentro do padrão de qualidade inteligente e sustentável, em consonância com as determinações da CETESB”, salientou Bussola.

Enquanto isso não acontece, o ATT do Paraíso vem sendo organizado pela Prefeitura: os resíduos sólidos da construção civil (RCC) foram triturados pela máquina de britagem e reutilizados nas estradas rurais; os demais resíduos, separadas e encaminhados ao aterro da cidade de São Carlos.

Ainda de acordo com Bussola “é preciso que este novo espaço para o tratamento de resíduos sólidos da construção civil e domiciliar tenha o licenciamento ambiental emitido pela CETESB, cujos critérios de implementação seguem um padrão, que estabelece critérios para o tratamento, descarte e reutilização do lixo.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Vagas PAT Matão

12/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?