O “volta às aulas” na rede municipal teve formação continuada de professores e acolhimento de estudantes

A semana de retorno às aulas para o segundo semestre do ano letivo 2022 (de 25/07 à 29/07), nas escolas da Prefeitura de Matão, foi marcada por palestras, oficinas, planejamento e acolhimento de educadores e estudantes.

Equipes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA, receberam palestrantes e oficineiros que discorreram sobre temas importantes voltados ao desenvolvimento do trabalho pedagógico.

Os professores da educação infantil participaram da formação nomeada “Currículo na Educação Infantil”, realizada na Casa da Cultura. O objetivo do encontro foi retomar as ações iniciadas para implementação do Currículo Paulista e aprofundar conceitos importantes para a atuação nessa faixa etária.

Esta semana as diretoras das unidades de educação infantil também fizeram reunião de planejamento pedagógico, com as equipes de educadores.

Os alunos do Ensino Fundamental l, puderam frequentar durante o recesso escolar a biblioteca infantil, que foi transformada em “brinquedoteca”, um espaço lúdico de leitura e brinquedos.

Além da palestra, o Fundamental I participou de oficinas pedagógicas, voltadas ao despertar da criatividade, que abordaram o tema: “a importância da escrita e reescrita para os estudantes, visando o desenvolvimento da aprendizagem”. Esta formação foi dividida em dois momentos: primeiro houve a palestra e depois as vivências e trocas de experiências. Em cada sala de aula foram desenvolvidos diferentes gêneros textuais, com atividades práticas, brincadeiras e músicas.

Os educadores do Ensino Fundamental II ouviram sobre o tema “Inclusão escolar da pessoa com deficiência: reflexões e principais apontamentos na legislação brasileira”, conduzido pelo Profº Me. Luiz Fernando Zuin. Ele atua como diretor da APAE Matão e é doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Esta atividade foi realizada na Escola Adelino Bordignon.

De modo geral, as escolas da rede municipal de ensino recepcionaram os estudantes com cartazes, desenhos, fotografias e frases com os dizeres: “sejam bem vindos e ótimo retorno às aulas”, a fim de que eles e suas famílias se sentissem acolhidos.