Oficinas Culturais retornaram com o “TEIA”

Nesta segunda-feira (01), começaram as oficinas do Território de Educação, Intercultura e Arte (TEIA), que acontece através de termo de colaboração entre a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e a Associação Cultural e Ambiental para Cidadania – Ong Ocara, que realiza trabalho ininterrupto há mais de 20 anos no município no campo cultural e ambiental, fortalecendo-se nas práticas arte-educativas.

Aulas de violão, viola, balé, costura, pintura em tecido, dança contemporânea, teatro, sopro, piano, ilustração, percussão, canto infantil e adulto, capoeira, ritmos e outras são oferecidas gratuitamente à população em 15 espaços públicos. O objetivo do Programa é promover o fortalecimento dos territórios potencialmente culturais da cidade.

Na quarta-feira (27), todos os 42 oficineiros (artistas e arte-educadores) estiveram reunidos na Casa da Cultura, onde aconteceu o lançamento do projeto que já conta 300 inscritos.

Através do TEIA, estão sendo retomados projetos como Pequeno Cidadão da Vila Pereira e Jardim Paraíso, que retorna suas atividades após 2 anos, com o atendimento para 120 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em período inverso ao escolar.

Além disso, o TEIA atuará no fortalecimento de outros pontos municipais de cultura, como a Casa da Cultura, CEU das Artes, Base Comunitária, Casa PIPA, ampliando ofertas culturais em escolas e centros de atendimento como CAJU, Tamanduá, Helena Borsatti e CAPS, atuando em parceria com projetos sociais como Projeto Coração, Comunidade Santa Clara e Renascer.