Orquestra Jovem leva ‘Concerto de Natal’ para região

Eventos foram realizados por meio de intercâmbio cultural entre Departamentos de Cultura de Matão, Taquaritinga, Santa Ernestina e Ibitinga

A Orquestra Jovem e Coral Municipal de Matão participaram de intercâmbio cultural firmado entre os municípios de Matão, Taquaritinga, Santa Ernestina e Ibitinga por intermédio de seus respectivos Departamentos de Cultura, com o objetivo de promover a difusão cultural. Em Taquaritinga, a apresentação aconteceu na praça Waldemar D´Ambrósio (Praça do Centenário). Em Santa Ernestina, foi na Paróquia São Joaquim e Sant’Ana e, em Ibitinga, no auditório do Centro Espirita Francisco de Assis ‘Amor e Caridade’, que completou 89 anos no último dia 17 de dezembro.

De acordo com Danilo Gomez, participar de todos os intercâmbios foi desafiador, pois o processo exigiu muito ensaio e muita dedicação por parte de todos os músicos. “Vale destacar que também, por meio de intercâmbio, recebemos em Matão a Banda Sinfônica Jovem de Jaboticabal, sob regência de Junior Barbosa. Neste contexto, cabe destacar que os intercâmbios proporcionam trocas de experiências entre os participantes, tanto para músicos como para regentes salutares. Além disso, é possível divulgar durante esses encontros as formas de trabalho de cada município, a nós coube difundir o programa de Descentralização de Cultura e suas respectivas oficinas culturais”, expressa Danilo.

Júlio César Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, defende que “a Prefeitura de Matão, por meio do governo de Edinardo Esquetini, realiza o Programa de Descentralização da Cultura, que prima pelo ensino gratuito de formação cultural à população. A musicalização é uma delas e os resultados são visíveis. Com certeza, em breve, teremos outros resultados, como por exemplo a formação de novos músicos. Vale ressaltar que a educação, a cultura, o esporte e todas as práticas que conotem o exercício da cidadania contribui para um mundo melhor. Só temos a agradecer ao prefeito Esquetini, a secretária Adriana Marangoni e a todos os secretários municipais por todo apoio e colaboração de sempre para com o calendário do Departamento de Cultura”, cita Júlio.