Praça “Luiz Marchesan” é reformada através do programa “Adote uma Área Pública”

No sábado (17), aconteceu a inauguração da praça “Luiz Marchesan”, espaço localizado em uma das principais entradas do município, que foi revitalizado e adotado pela família Marchesan, através do programa “Adote uma Área Pública”. A cerimônia contou com a presença do prefeito Cido Ferrari, da presidente do Fundo Social, Márcia Ferrari, do vereador e autor do projeto Dr. Paulo Augusto Bernardi, além dos familiares do homenageado.

A praça, originalmente reconhecida por seu monumento histórico, o cruzeiro, está localizada no cruzamento da Avenida Siqueira Campos, com Avenida João Marchesan. Em pouco tempo após sua adoção, a área ganhou um novo visual arquitetônico e paisagístico, com a construção de bancos, guias, reforma da cruz, pintura, iluminação, além do plantio árvores, flores, gramas.

“Hoje temos a honra de participar deste momento em homenagem ao grande empreendedor matonense ‘Luizão” que, ao lado do seu irmão Armando Marchesan, contribuíram no progresso de Matão e na evolução da Agricultura Brasileira, deixando um legado de trabalho que resultou nesta empresa que tanto nos orgulha levando o nome no nosso município para mais 70 países. Esta reforma foi possível graças a este projeto que está transformando o cenário de Matão e ao investimento dos familiares que continuam esta história através de suas gerações”, ressaltou o prefeito Cido Ferrari.

O empresário matonense, fundador de uma das maiores fábricas de implementos agrícolas do país, a Marchesan, começou a trabalhar desde muito cedo com seu irmão Armando Marchesan, no conserto de implementos agrícolas de tração animal, arados, grades e cultivadores. Com o tempo, no quintal de casa, começaram a fazer carroças e charretes. Com o lucro obtido e com apenas 4 funcionários, inauguraram a Oficina Brasil, que dedicava-se à fabricação de implementos. Em 1950 casou-se com a Sra. Magdalena Ulson, com quem teve os filhos: João Carlos, Marta Cristina, José Luiz e Maria Cecília.

Com rara visão empresarial, os irmãos “Luizão e Armandão” ampliaram a indústria e conforme o tempo, o nome da pequena empresa foi modificada, passando de Irmãos Marchesan LTDA, depois Marchesan Implementos e Maquinas Agrícolas “Tatu” S/A. Hoje, após 75 anos, a Marchesan S.A, instalada numa área construída de 220.000 m² é a maior empresa do setor de implementos e máquinas agrícolas da América Latina, empregando diretamente cerca de 3.000 matonenses. Em 19 de Julho de 2020, aos 92 anos, Luizão cumpre sua missão deixando 4 filhos, 13 netos, 23 bisnetos e a marca da sua história.

“Meu pai sempre foi um homem honrado, dedicado à família, ao trabalho e a Matão. Com toda a sua simplicidade e visão do futuro, trabalhou com projetos que sempre colaboraram na evolução do nosso município. Conquistou tudo o que desejava e agora seu nome fica eternizado nesta praça, considerada um dos cartões-postais do município , ao lado do seu patrimônio. Parabenizo também a todos os responsáveis pela iniciativa deste Programa que tem um significado de cuidar e preservar os espaços públicos”, salientou João Marchesan.

O programa ‘Adote uma área pública’, consiste na parceria entre o poder público municipal e pessoas físicas ou jurídicas, clubes de serviços, organizações não governamentais, associações ou centros comunitários, cujo objetivo é realizar ações para o cuidado, recuperação e manutenção das áreas públicas, a fim de evitar a degradação do patrimônio público.

O projeto de Lei foi uma autoria do vereador Dr. Paulo Bernardi que participou do evento representando a Câmara de Matão. “Para nossa felicidade esta é uma das 20 áreas adotas em Matão. Em pouco tempo, o projeto cresce consideravelmente, beneficiando locais que necessitavam de manutenção e demais cuidados. Agora esperamos que a população usufrua da melhor maneira a praça, pois tudo foi pensando e executado com muito carinho pela família”, afirmou o vereador.