Prefeito Cido Ferrari assina convênios para recuperação de estradas rurais

Nesta quinta-feira (14) o prefeito Cido Ferrari, acompanhado do Secretário de Serviços Geraldo Lesbão Meira (Mineiro) e do vereador Paulo Bernardi, esteve na cidade de São José do Rio Preto numa solenidade, que contou com a presença do deputado Estadual Itamar Borges, atual secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, bem como de outras autoridades.

O evento consistiu na assinatura do convênio ao Programa ‘Melhor Caminho’ que prevê a recuperação das estradas rurais, em vários trechos: o bairro de Silvânia, passando pelo assentamento Monte Alegre até a Rodovia Francisco Malzoni; a Via Predileta, trecho que inicia no Cemitério de São Lourenço do Turvo e vai até Rodovia Washington Luiz, totalizando KM 7,8.

“Cuidar das nossas estradas rurais significa melhorar a vida das pessoas que vivem do campo. É dar condições para o escoamento de produtos do agronegócio para que os motoristas possam chegar até a cidade com segurança e tranquilidade e assim também as pessoas, em suas várias maneiras de transporte. Por isso estamos empenhados na busca por recursos e para isso as parcerias são fundamentais. Assim agradecemos o vereador Paulo Bernardi, o Francisco Matturo e o deputado Itamar Borges, que estão juntos com a gente nessa empreitada”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Do início deste mês de outubro até agora foram assinados dois convênios, pelo prefeito Cido Ferrari, que visam melhorar as condições de vida dos proprietários rurais a partir dos reparos nas estradas: um deles está vinculado ao Programa ‘Melhor Caminho’ e o outro ao Programa Cidadania no Campo ‘Rotas Rurais’.

Programa ‘Melhor Caminho’

Instituído pelo Decreto nº41. 721, de 17 de abril de 1997, consiste na elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e as Prefeituras Municipais. Concentra-se na execução de obras de reparos em trechos de estradas rurais.

Programa Cidadania no Campo ‘Rotas Rurais’ – Mapeamento de Estradas Rurais – Decreto nº 65.183 de 17 de setembro de 2020

De acordo com o engenheiro agrônomo da Prefeitura Luiz Cesar Manhani, o Programa ‘Rotas Rurais’, busca construir instrumentos capazes de viabilizar o acesso às propriedades rurais, o mapeamento, para o deslocamento de pessoas, transporte da produção do agronegócio, de insumos e serviços de emergência hospitalar, segurança, entre outros.

“O ‘Rotas Rurais’, prevê a implementação de novas tecnologias da informação e de geolocalização para permitir que possamos codificar os endereços das localidades rurais de difícil acesso numa plataforma (modelo remoto) com mapas logísticos e roteadores interativos que vão permitir que a gente localize a propriedade rural e suas rotas de ligação com o meio urbano”, explicou o engenheiro agrônomo.

Quem mora na área rural receberá um código, que poderá nortear de maneira remota (virtual) a localização. Dessa forma, quando as famílias fizerem compras na cidade (adubo, fertilizantes, mantimentos, etc) seus endereços serão facilmente localizados eletronicamente, pelo entregador.

Como funciona o convênio?

É uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento – SAA – que atrelada ao Instituto de Economia Agrícola – IEA – da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios – APTA – fazem o gerenciamento do programa, com atuação de seus engenheiros e equipamentos.

Contrapartida da Prefeitura para o ‘Rotas Rurais’

É fornecer dados informativos e possibilitar o acesso da equipe executora as localizações que receberão a melhoria.