Prefeito Cido Ferrari inaugura “Brinquedoteca” em escola da rede municipal

Nesta segunda-feira houve inauguração da Brinquedoteca no “Espaço Criar” da EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU). O evento contou com a presença do prefeito Cido Ferrari, da primeira-dama Márcia Ferrari, do secretário de Educação e Cultura Alexandre Luiz Martins de Freitas, além de professores e outros servidores.

Imbuído de contagiante alegria, o estudante Teófilo Silva dos Santos (6 anos, 1º ano A), representou os demais colegas durante a cerimônia simbólica, recebendo o carinho dos adultos presentes.

“Estamos muito felizes com a inauguração deste espaço onde as crianças vão aprender brincando e parabenizamos a todos que contribuíram com este projeto, sejam os educadores que organizaram e também àqueles que doaram brinquedos, jogos e livros”, disse o prefeito Cido Ferrari.

Durante a cerimônia simbólica a diretora Celimara Inês Garbim Avelino, contou que a Brinquedoteca e a sala de jogos, fazem parte do projeto “Amigos do CAJU” – e aproveitou para agradecer ao Colégio Objetivo, na pessoa de sua diretora Stella Grimaldi Gomes Polito – que fez uma importante doação de brinquedos novos e usados, recebidos de seus alunos durante um drive-thru solidário, realizado no ano passado.

De acordo com a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB) a brinquedoteca é um espaço destinado à atividade lúdica, onde a criança se desenvolve em sua plenitude.

Neste sentido as escolas da rede pública municipal de Matão dispõe de espaços lúdicos, tais como: brinquedotecas, parques infantis com brinquedos ao ar livre, caixa de areia, gramado, sala de jogos, etc.

“A brinquedoteca e os jogos desafiam a criança para a resolução de problemas… É durante a brincadeira direcionada que ela socializa-se e cresce do ponto de vista físico-motor, socio-emocional e cognitivo. Entendemos que brinquedos dispostos em cantos temáticos estimulam a expressão livre da criança, permitindo a representação do imaginário, do desenvolvimento da linguagem, da interação social e consequentemente da estruturação da personalidade”, considerou o secretário da Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas.