Prefeitura apresenta área de 21 mil metros quadrados para instalações da FATEC Matão

O prefeito Cido Ferrari recebeu na manhã desta quinta-feira (22), o grupo de empresários das indústrias parceiras da unidade da Fatec Matão. A reunião teve o propósito de definir o local para a construção do novo prédio da unidade que, atualmente, está localizada em um prédio provisório, com o curso superior de Análise de Processos Agroindustriais. Recentemente, a Prefeitura disponibilizou uma segunda área pública com mais de 21 mil metros quadrados, localizada no Residencial Las Palmas.

Deste encontro participaram o secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno, Willian De Gaetano Bassi; o secretário da Saúde, Ademir de Souza; o Prof. Me. Marcelo Picchi, diretor da Fatec Matão; Alex Antoniosi, diretor do Ciesp Matão; Walter Baldan Filho, vice-diretor do Ciesp; Ricardo Marchesan, representando a empresa Marchesan S.A.; Alexandre Tessi, representando a empresa Baldan Implementos Agrícolas; e Júlio Marischen, representando o Grupo Centro Paulista de Comunicação.

“Estamos dando mais um passo importante, pois no início deste ano, o prefeito Adauto Scardoelli anunciou a disponibilidade de um terreno para construção do prédio definitivo da Fatec Matão e nós damos sequência as tratativas. Hoje, após a nossa reunião, as equipes da Prefeitura levaram este grupo para avaliação da área e todos ficaram empolgados com o local. Ressalto que Matão vem avançando na expansão dos Cursos Superiores, uma história que se iniciou lá atrás com o prefeito Adauto e, hoje, as empresas, os estudantes e o município colhem estes frutos, principalmente com esta parceria entre os setores público e privado que estão juntos pela formação tecnológica”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.

Inicialmente, a Prefeitura de Matão já havia disponibilizado uma área pública de 15 mil metros quadrados, no Parque dos Ypês. Agora, em 2021, uma segunda oferta foi feita pelo prefeito Adauto, constituída uma área maior, com mais de 21 mil metros quadrados, localizada no Residencial Las Palmas, com acesso pela Via Engenheiro Milcíades nas proximidades da rodovia Faria Lima.

Após a reunião com o prefeito Cido Ferrari, empolgados, os representantes do grupo de empresários e as equipes da Prefeitura fizeram uma visita técnica para conhecer a infraestrutura e porte do local, onde ficou acordado que o Ciesp Matão encaminhará um manifesto à a Prefeitura de Matão, confirmando o local escolhido. Após este processo, um projeto de lei do executivo será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal, solicitando a autorização para a doação do terreno das futuras instalações da Fatec.

“Estamos extremamente confiantes e certos que esta segunda área atenderá os projetos de expansão da Fatec Matão. Destaco que, inicialmente para o novo local, nossa intenção é trazer dois novos cursos atualmente têm uma abrangência fantástica, sendo eles, o curso superior de Big Data, atualmente oferecido em apenas uma cidade do nosso Estado, um outro na área de alimentos, inclusive, o Secretário-executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o matonense Francisco Matturro, os solicitou à Diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá”, explicou o diretor do Ciesp Matão, Alex Antoniosi.

O vice-diretor do Ciesp, Walter Baldan Filho, também salientou a parceria da atual administração. “Esta gestão é permeada de velocidade e responsabilidade. Apresentamos nossas solicitações e rapidamente fomos atendidos, e isso nos empolga ainda mais a continuar o desenvolvimento destes projetos por Matão”, destacou.

Mais uma vez, o Prof. Me. Marcelo Picchi, diretor da Fatec, destaca o empenho e anseio de todos os envolvidos e os resultados alcançados pelos atuais alunos. “É gratificante acompanhar a união de esforços que vêm de todos os lados. Em breve haverá a conclusão do curso da nossa primeira turma de alunos que já estão colhendo os frutos, suprindo as necessidades das indústrias do município”, avaliou.

Outra novidade foi anunciada pelo empresário Júlio Marischen. A partir de segunda-feira (26), a TVM apresentará o programa “Fatec Projetando o Futuro”, que mostra a integração entre a instituição e as empresas de Matão, através do modelo Duo (teoria e prática) que tem o objetivo de transformar a vida das pessoas, por meio da Educação. O programa será transmitido todas as segundas-feiras às 18h45, com reprise às 21h45.

Senai

Outro assunto abordado entre o grupo, foi a possível expansão da Escola Senai “Oscar Lúcio Baldan” que atualmente funciona em uma área de 3.955,24 metros quadrados, doada durante a segunda gestão do prefeito Adauto.

“Isso mostra a capacidade tecnológica que tem Matão caracterizada por ser uma cidade industrial, e automaticamente a demanda dos ensinos técnico, profissionalizante e superior aumenta, o que para nós é motivo de muita alegria. Já solicitei às nossas equipes para que seja realizado um mapeamento das áreas da Prefeitura, para que mais uma vez, possamos possibilitar o crescimento desta intuição tão importante para a formação inicial e continua da aprendizagem industrial”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.