Prefeitura assina contrato com Cooperativas de coleta e triagem de material reciclável de Matão

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, assinou contrato neste dia (1º) de junho com as Cooperativas de lixo seletivo, ‘Cooperativa Autogestionária de Solidariedade de Matão (Cooperasolmat)’ e com a ‘Cooperativa de Resíduos Sólidos de Matão (CooperMatão ). Essas duas empresas serão responsáveis pela coleta seletiva à partir da divisão territorial da cidade.

Conforme considerou o prefeito interino Aparecido Ferrari, “essas Cooperativas passam a ser nossas parceiras para melhorar cada vez mais a destinação do lixo em nosso município e acredito que essa determinação do prefeito Adauto Scardoelli vai trazer mais benefícios para Matão, já que abre oportunidade de renda para muitos pais e mães de família”.

A Cooperasolmat foi criada há 21 anos, pela mantenedora Sirlei Aparecida dos Santos, que hoje gerencia a empresa, com ajuda da filha Ingrid Echelen dos Santos. “Temos um grupo de 23 pessoas trabalhando na nossa Cooperativa, sendo que 50% são homens e a outra metade é composta por mulheres. A maioria não consegue emprego formal por falta de qualificação profissional ou falta de vagas. Agora, com a pandemia, a procura por oportunidade na cooperativa, aumentou muito”, contou Ingrid.

Neste mesmo sentido a CooperMatão – apesar da formalização da empresa ter sido realizada há cerca de quatro anos – trabalha há 16 anos nesta atividade, mantida também por duas mulheres: Graziela Fernandes Correia Gomes e sua tia Madalena de Castro Correia Fernandes. “Trabalhamos com 20 pessoas, mães chefes de família, jovens em busca do primeiro emprego, mas que não conseguem espaço no mercado de trabalho. Costumo dizer pra eles usarem o dinheiro da reciclagem para fazer cursos, estudarem, por que quando se tem qualificação, fica mais fácil arranjar emprego”, explicou Graziela.

Esta ação representa o ‘ponta pé inicial’ para a retomada do ‘Programa EcoMatão’, que reúnem várias atividades voltadas a melhoria do meio ambiente, em todos os setores: Campanha publicitária e educativa, ‘Matão Contra as Queimadas’; parceria com Unidades Escolares Municipais, na ‘Semana do Meio Ambiente’; assinatura de termo de parceria com pessoas físicas e jurídicas para o programa ‘Adote uma Área Pública’; eventos como o ‘Mutirão do lixo eletrônico’ e ‘Drive Thru de Mudas Frutíferas’; Curso de poda para iniciantes; entre outros.

“A assinatura deste convênio entre Prefeitura e Cooperativas trará uma economia de aproximadamente R$ 65 mil reais, por mês, para o município, além de melhorar a distribuição de renda entre as pessoas que já vem trabalhando neste setor, por muitos anos, portanto com experiência e qualificação, no âmbito da gestão da coleta seletiva”, salientou Luiz Gonzaga Bussola, Secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos.

De acordo com Maria Bellintani Ourique de Carvalho, Diretora do Departamento de Meio Ambiente, “esse convênio foi muito esperado e é de extrema importância para as pessoas envolvidas, por isso merece a celebração, pois representa uma conquista especial para as Cooperativas e Prefeitura. Temos a certeza de que os resultados imediatos serão satisfatórios e devem melhorar cada vez mais”, salientou Maria.

Cada Cooperativa receberá o valor de R$ 27 mil, por mês, sendo que R$7 mil será destinado ao ‘Cartão Alimentação’ e os outros R$ 20 mil, usado para cobrir investimentos com a mão de obra e gestão do empreendimento.