Prefeitura aumenta em quase 50% subvenções das entidades assistenciais

Prefeitura de Matão aumenta em quase 50% as subvenções das entidades assistenciais

Nesta semana, o prefeito Cido Ferrari reuniu alguns representantes das entidades assistenciais do município para assinatura dos convênios e repasses. Na ocasião, foi anunciado o aumento dos valores para este ano, sendo quase 50% de acréscimos que totalizam R$ 500 mil a mais, comparado ao ano passado. Os valores chegam a quase R$ 1,5 milhão, serão pagos em 10 parcelas mensais e já estão reservados no orçamento da Prefeitura.

O prefeito Cido Ferrari diz que este é um momento histórico e representa alguns dos desafios superados por sua administração. “Obviamente que estas entidades merecem muito mais, porém chegar nestes números só foi possível graças a reorganização financeira que estamos fazendo desde o ano passado. Estou muito otimista, pois trabalhamos até aqui sem comprometer a folha e o pagamento dos fornecedores, sem gastar além do que arrecadamos e com saldo positivo na conta da Prefeitura. Tudo isso reflete nesta ação que beneficia as pessoas mais carentes da nossa cidade. Pensamos no futuro e desejamos melhorar estas condições a cada ano para que nossas entidades consigam manter suas despesas”, frisou Cido.

As entidades beneficiadas são: Lar São Vicente de Paula (Asilo); Albergue; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Matão (APAE); Associação dos Deficientes Visuais de Matão (ADEVIMA); Caritas de Matão; Associação Beneficente Bom Samaritano; Grupo de Apoio e Solidariedade às Pessoas com Aids (GASPA); Comunidade Espirita Cairbar Schutel; Projeto SOS Cidadania; Programa Criança Felis, Projeto Crescer, Associação Antialcoólica de Matão; Associação Tavora de Karatê; e Associação Matonense de Pais e Amigos do Basquete.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Antônio Tamanini também ressaltou que a atual administração está sempre disposta a contribuir da melhor maneira com o terceiro setor. “O trabalho assistencial em Matão é referência e muito bem articulado, e nós temos a dimensão o que cada uma representa para as nossas famílias. Portanto, para garantir que estas entidades continuem sendo bem assistidas, na reestruturação da nossa Secretaria, estamos trazendo uma pessoa técnica que trabalhará no suporte aos convênios firmados que são destinados para Matão. Além disso, estão em andamento novos projetos que, em breve, serão concluídos e apresentados à população Este trabalho vai refletir positivamente na administração das demandas e na execução dos projetos desenvolvidos por todas elas”, explicou.

Entre os valores repassados estão: R$ 1.348,000,00 (Prefeitura); R$ 353.440, 80 (Estado); e R$ 330.960,00 (União). A APAE receberá, ainda, mais R$ 105 mil, advindos da destinação do Imposto de Renda de funcionários do Grupo Votorantim, que enviam o dinheiro ao COMCRIAMA para ser repassado à entidade.

O presidente da APAE de Matão, agradeceu a atuação do atual Governo. “Agradeço à Prefeitura e à equipe de Governo pela agilidade em nossas solicitações. Vemos muita transparência e boa vontade por parte de todos e isso é muito importante para o nosso trabalho”, ressaltou Antônio Carlos Tadiotti.

A assinatura dos repasses também foi acompanhada pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), José Dercino Bertolaia e pelo secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno, William Di Gaetano Bassi que fez um resumo sobre o controle das e contas e as prioridades financeiras. ““Como citou o nosso Prefeito, estamos em processo de organização das finanças públicas priorizando os investimentos necessários e reduzindo ou cortando gastos menos importantes, estamos criando estratégias que nos trazem uma recuperação gradativa das contas públicas que, consequentemente, nos possibilita priorizar os investimentos de maneira sólida e sem comprometer o caixa da Prefeitura. Desta forma conseguimos prosseguir sem sufoco e executar o que planejamos”, finalizou.