Prefeitura conclui 353 sepulturas da parte nova do Cemitério Municipal e realiza preparações para o Dia de Finados

O Dia de Finados deste ano (02/11) marca também a entrega de 353 sepulturas concluídas, cujas obras encontravam-se inacabadas há cerca de um ano. Desde que assumiu a Prefeitura em janeiro deste ano, o atual governo tem se comprometido com a população, no sentido de buscar meios e todas as formas para a finalização. Até o mês de maio havia concluído 83 sepulturas, sendo que em junho, através de licitação, o município contratou a Construtora Mundial Engenharia Santa Fé, que de lá para cá conseguiu concluir os 270 jazigos, antes abertos e com risco de inundação pelas chuvas, somando-se até agora 353 sepulturas finalizadas.

“Este Dia de Finados será ainda mais triste, porque muitos matonenses perderam seus familiares e amigos recentemente para a pandemia, por isso declaro meus profundos sentimentos a todos que estão em luto pelo seus entes queridos e relembro que o tempo estanca a dor da perda e traz a força da esperança para continuarmos a caminhada”, mencionou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o administrador do Cemitério Adão Manoel Christino, “dos 452 jazigos que estavam por terminar no início deste ano, localizados na parte nova do Cemitério, falta a conclusão de noventa e nove (99), sendo que este trabalho será continuado após o feriado de finados”, explicou Adão.

Prosseguem as preparações para o Dia de Finados

Esta semana uma força tarefa especial da Prefeitura está empenhada em pintar, roçar e podar árvores e plantas do Cemitério Municipal, para que tudo esteja preparado no ‘Dia de Finados’, uma vez que os familiares também têm lavado e trocado as flores dos túmulos.

Assim, até sexta-feira 29/10, o Cemitério ficará aberto das 7h00 às 17h00, liberado para a limpeza e serviços de pedreiro. No sábado 30/10, domingo 31/10 e segunda-feira 01º/11, continua o expediente normal, exceto para obras de construção ou reforma de túmulos. Já no dia 2 de novembro, os portões serão abertos das 5h00 às 20h00, sendo que o pessoal do escritório atenderá a partir das 7h00.

Celebração das Missas no Dia de Finados

Serão celebradas 4 missas, defronte à Capela do Cemitério Municipal, onde haverão (3) três tendas instaladas para que os fiéis possam se acomodar: as 7h00, pelo padre Celso Maximino José; as 9h00 pelo padre Luciano Fernandes de Paula; as 11h00 pelo padre Samir Silva de Sousa e as 16h00 pelo Padre Braulino Giliolli Júnior.

Para o Padre Luciano Fernandes de Paula, “‘Finados’ é uma celebração de todos os cristãos que compreendem o chamado a rezar pelo descanso eterno de seus entes queridos, recolhidos para a vida eterna, junto de Jesus e do Pai, conforme a promessa de Cristo. Nestes tempos de pandemia é preciso que a tristeza seja substituída pela fé e a esperança em nos encontrarmos com Deus. Por isso convido a todos para participarem da Missa de Finados”.

No Distrito de São Lourenço do Turvo a missa de ‘Finados’ será as 8h00, na Capela do Cemitério, rezada pelo Pe Henrique Napoleão Pongeluppe.

A origem do Dia de Finados

De acordo com a História, o Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro, desde o século II, quando alguns cristãos começaram a rezar pelos falecidos, ao visitarem os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja Católica passou a dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos.