Prefeitura de Matão alerta para a previsão de frio de 4 graus com chuva

A Prefeitura, através da Defesa Civil Municipal, alerta para a previsão da nova onda de frio, com chuva, que passará pelo Estado de São Paulo esta semana a partir de quarta-feira (28), com previsão de atingir seu ápice na sexta-feira (30) onde os meteorologistas apontam que as temperaturas poderão chegar a 4 graus em algumas regiões.

Sobretudo, nesta época de frio, a preocupação da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, é principalmente com as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Por isso para garantir uma boa acolhida, algumas medidas foram tomadas: o atendimento do Albergue, que funcionava na Rua José Bonifácio no Centro, mantido pela Assistência Vicentina do Senhor Bom Jesus, foi transferido provisoriamente para o prédio da antiga Instituição Renascer, na Rua José Artimonte nº 1.834, no bairro Bom Retiro.

“Principalmente nas noites com maior frio recomendamos que as pessoas em situação de rua procurem o Albergue Noturno, agora funcionando no ‘Bom Retiro’, para se abrigarem por que assim poderão ser bem atendidos por lá”, reforçou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélio Leandro Prandi, o Albergue foi reaberto a partir de uma parceria celebrada entre a Prefeitura, a Assistência Vicentina do Senhor Bom Jesus e a Associação Promocional Movidos pela Divina Misericórdia (Anjos da Noite). “A Prefeitura vem cedendo a infraestrutura do prédio do antigo Renascer, enquanto a Assistência Vicentina fornece os funcionários e os Anjos da Noite a alimentação. Assim, conseguimos acolher provisoriamente as pessoas em situação de rua, com a oferta de refeições, banho e pernoite”, explica Hélio.

Nas noites com previsão de queda brusca da temperatura, a Guarda Civil Municipal (GCM) fará rondas preventivas, em apoio a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a fim de ajudar as pessoas que estiverem em situação de extremo frio, cuja estratégia é orientar e convidar a irem para o Albergue Noturno.

Em casos de observar pessoas em situações de vulnerabilidade diante de temperaturas baixas, o cidadão pode avisar a Guarda Civil Municipal por meio do telefone 153 ou a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social pelo (16) 3382-4078.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Leite, “o setor recebeu ‘alertas’ da – Casa Militar – Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – de que a região de Matão corre risco meteorológico, sendo que uma massa de ar polar deverá permanecer até domingo (1º) o que deve provocar, inclusive, geada”.

A Defesa Civil faz recomendações importantes de prevenção:

• Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio, por isso mantenha-os agasalhados;
• Como as doenças oportunistas incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial evitar locais fechados, de grande circulação de pessoas e higienizar frequentemente as mãos;

• Abrigue os animais domésticos nas noites mais frias, pois eles também estão sujeitos aos importunos do frio;
• Procure manter-se hidratado, mesmo se não sentir sede, para evitar ressecamento de pele e lábios por causa do ar frio;
• Use soro fisiológico para hidratar olhos e narinas;
• Ao usar aquecedores, é importante manter uma fonte de umidificação do ambiente em paralelo (recipientes com água, toalhas molhadas, umidificadores);
• Mantenha ao menos uma fonte de ventilação em locais fechados para facilitar a circulação do ar e diminuir a concentração de vírus, bactérias e alérgenos no ambiente;
• Não improvise para manter ambientes aquecidos, utilizando churrasqueiras e latas com fogo, por exemplo. Isso traz perigo de incêndios acidentais.