Prefeitura de Matão amplia acessibilidade ao CadÚnico

A partir de segunda-feira (04/04) a Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, passará a fazer o Cadastro Único (CadÚnico), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados em seis unidades: IV Centenário, jardim São José, Portal Terra da Saudade, Bairro Alto, jardim Santa Rosa e jardim Paraíso. O objetivo é facilitar o deslocamento dos cidadãos, que necessitam dessa política pública, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

“Essa mudança traz melhorarias importantes para o atendimento das pessoas que precisam, pois agora não precisarão mais sair de seus bairros e vir até o centro da cidade para fazer ou renovar o cadastro, sendo atendidos com mais agilidade”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Treinamento para os funcionários do CRAS

Esta semana os funcionários de todas as unidades do CRAS receberam um treinamento de capacitação para o atendimento, que incluiu o cadastramento no CadÚnico e atualização dos dados no sistema virtual.

“Vale lembrar que a atualização dos dados no CadÚnico é requisito obrigatório para a permanência em programas sociais, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e federal, a cada 24 meses.” Reiterou o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Tamanini.

Entre em contato com o CRAS de sua região e agende um horário. Para mais informações, fale como o setor de serviço social, através do telefone (16) 3382-4078.

Lista dos seis CRAS de Matão: endereços e telefones:

Rua José Zanardi, nº 285, IV Centenário, telefone (16) 3384-9327;

Rua Aldo Nicolucci, nº 188, jardim São José, telefone (16) 3384-7067;

Avenida Mato Grosso do Sul, nº1234, Jardim Popular, telefone (16) 3394-2224. CRAS Portal Terra da Saudade “Adília Mengatti Sgobbi”;

Rua José Martinho Martins, nº 685, Jardim Santa Rosa, telefone 3384-1294;

Rua Enzo Castelani, nº 1461, jardim Bela Vista, 3384-2507 (conhecido como CRAS do Bairro Alto);

Rua Adelino Bessi nº 318, jardim Paraíso, telefone 3384-1164.

Principais benefícios que exigem o CadÚnico:

– Programa Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família);

– Tarifa Social de Energia Elétrica

– Auxílio Gás;

– Isenção de taxa em concursos públicos;

Auxílio financeiro para idosos e pessoas com deficiência Benefício de Prestação Continuada (BPC);

Aposentadoria para pessoas de baixa renda;

Acesso a meios de comunicação para pessoas de baixa renda (“Carta Social” e ou “Telefone Popular”);

Isenção ou desconto no transporte público;

Auxílio para habitação (Casa Verde Amarela);

Incentivo às famílias que desenvolvem atividades rurais;

Amparo às crianças e adolescentes – Programa Brasil Carinhoso;

– etc.