Prefeitura de Matão e Fundação CASA assinam termo de cooperação do pós medida

Na sexta-feira (07/05) a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Fundação CASA e a Comunidade Espírita Cairbar Schutel/Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani, assinou um termo de cooperação para o atendimento de jovens que já cumpriram medidas socioedicativas, em meio fechado, por atos infracionais, e que agora estão em processo de desligamento dessa condição para o meio aberto. A parceria se firma através do repasse de recursos para que a instituição executora (Edo Mariani) amplie o trabalho que a mesma já vem desenvolvendo desde 2004.

A continuidade e ampliação do programa prevê articulação da rede psicossocial do município, sendo que além de participarem das atividades internas no Núcleo Edo Mariani, esses oito (08) jovens serão também encaminhados a cursos de formação profissional; as redes de saúde e a participarem de eventos socioculturais e desportivos.

“Á recuperação desses jovens significa um futuro melhor para eles, harmonia para as suas famílias e principalmente mais possibilidade de segurança social para todos. O Núcleo Edo Mariani tem experiências positivas nesse trabalho e por isso renovamos nossa parceria”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Para a coordenadora do Programa Crescer: Educação e Trabalho, Bruna Eloisa Santos Fraioni Golin, o atendimento desses jovens acontece a partir de um conjunto de metodologias e estratégias educativas que busca o desenvolvimento de ações psicossociais, o que contribui com o enfrentamento das vulnerabilidades à medida que promove a construção de vínculos afetivos e do conhecimento. “Acredito que estreitando a parceria com outras frentes de atendimento social, conseguiremos resultados ainda melhores”, mensurou a coordenadora.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Luiz Tamanini, o setor de assistência planeja acompanhar o percurso desse jovem que está cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto e assim ajudá-lo a conseguir realizar seu projeto de reencaminhamento na vida, estabelecido junto a equipe técnica multidisciplinar, conforme determinação da justiça.