Prefeitura de Matão e Núcleo Edo Mariani realizam projeto SOS Cidadania

Prefeitura de Matão e Núcleo Edo Mariani realizam projeto SOS Cidadania

O mês de abril de 2022 marca a parceria entre a Prefeitura e o Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani, para o atendimento de 233 crianças em Matão e no Distrito de São Lourenço do Turvo. A entidade desenvolve o programa SOS Cidadania desde o ano de 2001 e agora incluiu em suas atividades socioeducativas, estudantes da rede pública municipal, para o período inverso ao escolar, que faziam parte do projeto “Espaço Amigo” e que encontram-se em vulnerabilidade social.

“A experiência e o sucesso da entidade Edo Mariani, com o atendimento das crianças e jovens motivaram a nossa parceria. Estão acolhidos, sob as orientações de uma equipe de educadores especialistas na questão social, fazendo atividades de arte e esportes”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

As crianças atendidas em Matão têm idade entre 6 a 10 anos e em São Lourenço do Turvo, estende-se ao público jovem, de 6 a 15 anos. Todos recebem refeições diárias e participam de atividades socioeducativas: oficina de arte; modalidades esportivas; mediações de leitura; danças urbanas e contemporâneas; informática; karatê; musicalização; valores e cidadania.

A equipe técnica multidisciplinar

Para o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social Luiz Tamanini o projeto SOS Cidadania tem excelentes resultados porque uma equipe técnica multidisciplinar, oferece proteção social e constrói relações de afetividade. São profissionais das áreas: psicopedagógica, psicológica e fonoaudiológica. “A partir de atividades de arte-educação, sociofamiliar, trocas culturais, acesso à tecnologia e a experimentação da participação na vida pública, essas crianças e jovens são educados para enfrentarem os problemas da vida”, salientou o secretário.

De acordo com a coordenadora (pedagoga e assistente social) Alessandra Cardoso de Azevedo, há ainda um trabalho de reforço escolar, em que educadores orientam as crianças em suas tarefas escolares, com acompanhamento do rendimento escolar.

“Desenvolvemos atividades de integração e criamos vínculo com as famílias, através de palestras educativas e preventivas, reuniões e eventos. Assim a aprendizagem é valorizada dentro de um ambiente escolar, onde ‘muros’ de resistência de pensamentos são desconstruídos, para que sejam construídas ‘pontes’ de afetividade e respeito ao ser humano biopsicossocial, que está em pleno desenvolvimento”, avalia a coordenadora.

Os dois endereços dos polos são: Avenida Cairbar Schutel nº425, Vila Santa Cruz, Matão e Rua Ângelo Partori nº 686, Distrito de São Lourenço do Turvo.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?