Prefeitura de Matão realiza limpeza e desobstrução no canal do Rio São Lourenço

Esta semana a Prefeitura de Matão, realizou uma ‘força tarefa’ para necessária limpeza no Rio São Lourenço, por que há alguns anos não foram realizados as devidas limpezas para o desassoreamento do leito do rio, ocasionando grande quantidade de vegetação e resíduos de lixo, o que obstruía o fluxo de água do canal.

“Estamos trabalhando, atentos as demandas mais importantes e a limpeza do canal do rio São Lourenço era algo que nos preocupava. Agora será feito manutenção periódica, para garantir fluidez da água, inclusive evitar futuros alagamentos quando houver grande quantidade de chuva no município.”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

“A ação realizada pela máquina arranca até mesmo a grama, o colonião e o lixo que fica parado. Feito isso conseguimos alargar o canal do Rio São Lourenço, possibilitando o escoamento em tempos de chuva, que infelizmente em razão da falta de manutenção estava comprometendo a capacidade de recebimento e escoamento das águas pluviais”, explicou o secretário de Serviços, Geraldo Lesbão Meira (Mineiro).

Neste sentido, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, tem feito um trabalho voltado a sensibilização sobre a destinação consciente e correta do lixo, a partir de placas informativas, além de alertas veiculadas nas redes sociais da Prefeitura.

“Mas é importante que a população evite jogar resíduos de lixo em vias urbanas, por que acabam desaguando no Rio São Lourenço e contribuindo para obstrução do canal. Este fato é um dos principais agravantes de enchentes, que pode prejudicar a qualidade de vida de todos”, ressalta a diretora de Meio Ambiente, Maria Bellintani Ourique de Carvalho.

Para informar sobre a necessidade de limpeza e reparos, em locais públicos, entre em contato com a Secretaria de Serviços da Prefeitura, através do telefone (16) 3383-4059.