Prefeitura realizou curso de para o “Boa Praça” na Casa Pipa

Nesta sexta-feira (15/07) a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a ONG OCARA, realizou um curso de formação e aprimoramento de técnicas de preservação e jardinagem, junto aos 43 integrantes do Projeto “Boa Praça”.

Um ônibus fretado da Paraty conduziu a todos até o endereço da Casa Pipa, na Rua Vicente Russo, nº 451, bairro Boa Vista. Neste espaço amplo e adequado, circundado por árvores, o biólogo e educador ambiental Anderson Barbosa – bem como a equipe organizadora do Projeto “Boa Praça” – puderam conduzir o evento, que proporcionou ainda, a fluente troca de experiências e integração.

De modo geral foi traçado um plano de atuação, construído com a participação dos integrantes, que demonstraram possuir diversas experiências no plantio e cultivo de plantas, jardinagem, limpeza e preservação.

Dessa forma a versão do projeto “Boa Praça” 2022 deverá avançar em termos de formação técnica, cursos de capacitação e eventos motivacionais.

“A ideia é que os ‘Boas Praças’ se conscientizem de que as praças de Matão serão referência em cuidado, cultivo e beleza, porque eles estão envolvidos com uma causa socioambiental muito grande, planetária, que é a questão da sustentabilidade”, avaliou o biólogo.

Por outro lado, o projeto “Boa Praça” contribui para melhorar a saúde dos integrantes (idosos), que passam a ter uma ocupação digna, em plena terceira idade, fato que surge como motivacional para uma vida mais prazerosa e significativa.

Para o “Boa Praça”, senhor João Calil, que cuida de uma parte da “Matinha do Bosque”, estar envolvido com a responsabilidade de manter o lugar limpo e preservado faz com que ele se sinta mais vivo e feliz.

Ao final, a formação foi celebrada com café, bolos e mais diálogos.